
O Prefeito Luiz Fernando Machado, acompanhado de gestores municipais, visitou as obras da nova UBS Rio Branco, localizada na Rua Hélio A. Lucena. O novo equipamento está sendo construído no mesmo endereço do antigo prédio, ao lado do Centro Esportivo José Pedro Raymundo. Com uma ampliação de 139,93% na área construída, a nova UBS contará com 667 m² de espaço.
De acordo com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a obra está atualmente na terceira fase, que envolve a instalação dos sistemas elétrico, hidrossanitário, gases, climatização, e também a finalização dos acabamentos. A execução dessa etapa está sendo realizada por uma empresa contratada através de licitação pública.
A primeira fase da construção da UBS Rio Branco foi realizada com recursos oriundos de uma pecúnia de empreendimento local, o que permitiu a execução da fundação e da alvenaria da edificação principal. Já a segunda fase, também conduzida por uma empresa contratada, incluiu a construção da laje e do telhado.

“A saúde é a nossa prioridade. Com planejamento, contabilizamos obras em 25 equipamentos de saúde, desde 2017. Agora, estamos dando mais um passo para que a Grande Vila Rio Branco tenha um equipamento de Atenção Básica ampliado, estruturado e que permitirá o incremento de mais serviços. O diferencial da UBS Rio Branco é que a estrutura fará ligação com o Centro Esportivo, proporcionando mais ações da saúde em conjunto com a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer. Todo o projeto foi pensado em conjunto e validado pelos usuários e por quem produz o cuidado.”
A UGPS informa ainda que o custo total da obra está estimado em aproximadamente R$ 2,8 milhões, sendo o recurso proveniente do CAF (Corporação Andina de Fomento). A entrega da nova unidade está prevista para o primeiro semestre de 2025.
Estrutura da nova UBS Rio Branco
A nova UBS Rio Branco contará com uma infraestrutura moderna e ampliada para melhor atender a população. O projeto inclui oito consultórios, dos quais dois são odontológicos, além de três salas de acolhimento, sanitários públicos, PCD e para colaboradores.
A unidade também terá uma recepção com acessibilidade, farmácia ampliada, salas para orientação de amamentação, vacinação, procedimentos médicos, curativos, inalação, emergência e atividades coletivas, entre outros.
O projeto foi elaborado e validado em conjunto pela equipe de saúde e pelo Conselho Gestor da UBS, garantindo que as necessidades da comunidade fossem atendidas de forma eficiente.
Durante o período de obras, a UBS Rio Branco está atendendo temporariamente em um imóvel locado, localizado na Rua Álvares de Azevedo, 190. Atualmente, a unidade atende cerca de 22 mil usuários cadastrados e possui aproximadamente 12 mil prontuários ativos.
Outras melhorias na região
Além da construção da UBS, a Prefeitura de Jundiaí também investiu em melhorias na infraestrutura da região, como a instalação de iluminação em LED, a construção de galerias pluviais e a requalificação asfáltica em áreas como o Jardim Danúbio. A região também receberá o Centro de Excelência do Basquete, que está em fase de finalização, no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Ovídeo Bueno.
[tdj-leia-tambem]