
A partir desta segunda-feira (8), mulheres em situação de vulnerabilidade iniciam uma oficina de costura no Parque da Uva, em Jundiaí. O projeto faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS), o Instituto Aflora e o Banco Toyota, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), através do projeto Entrepontos.
Com duração de dois meses, a formação tem como objetivo ampliar as oportunidades de geração de renda e autonomia para mulheres que enfrentam barreiras de acesso ao mercado de trabalho formal.
Entre as participantes estão mães de crianças com necessidades especiais, mulheres que vivem em comunidades, trans, cadeirantes, pessoas com deficiência visual parcial e também mulheres que superaram o câncer.
Transformação social através da costura
A presidente do FUNSS, Ellen Camila Martinelli, ressaltou a importância da iniciativa. “Mais do que ensinar técnicas de costura, este curso representa a oportunidade de transformar histórias de vida. Nosso compromisso é oferecer ferramentas para que essas mulheres encontrem autonomia, dignidade e novas formas de sustento para suas famílias”, afirmou.
O Instituto Aflora, responsável pela condução da oficina, atua desde 2015 com iniciativas de capacitação para pessoas em situação de vulnerabilidade. Por meio do projeto Entrepontos, a instituição busca fortalecer empreendimentos individuais e coletivos ligados à costura.
“Nossa proposta é unir capacitação técnica e valorização cultural, oferecendo ferramentas para que as participantes desenvolvam autonomia e novas oportunidades de renda”, explica Cintia Cavalcante, fundadora do Instituto Aflora.

O que as alunas vão aprender
Durante a oficina, as participantes terão contato com três eixos principais:
- Confecção de roupas – técnicas de criação e ajustes;
 - Empreendedorismo – gestão de negócios e comercialização;
 - Figurino de teatro – incentivo à produção cultural por meio da moda.
 
Ao final da formação, as alunas participarão de um desafio criativo: desenvolver o figurino de um personagem a partir de uma peça básica do guarda-roupa. As três primeiras colocadas ganharão máquinas de costura, ampliando as chances de iniciar ou fortalecer seus próprios negócios.
[tdj-leia-tambem]