Olimpíadas Especiais unem vivências, brincadeiras e inclusão no Mundo das Crianças
Connect with us

Jundiaí

Olimpíadas Especiais unem vivências, brincadeiras e inclusão no Mundo das Crianças

No total, cerca de 900 crianças, alunas de mais de dez escolas da rede municipal de ensino, participaram das atividades.

Published

on

Atualizado há

Vivências e brincadeiras espalharam-se por todos os ambientes do Mundo (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (23), o Mundo das Crianças recebeu as atividades das Olimpíadas Especiais do Brasil (OEB), em parceria com a Prefeitura de Jundiaí. A OEB, entidade vinculada à Fundação Special Olympics, atua na integração de crianças com deficiências intelectuais e físicas por meio de vivências esportivas e brincadeiras.

No total, cerca de 900 crianças de mais de dez escolas da rede municipal de ensino, participaram das atividades, como tênis, basquete, futebol e vôlei. Além disso, aproveitaram as instalações do Mundo com brincadeiras no foguete, casa na árvore e nas fontes interativas. Além de muitas aprendizagens e diversão, os participantes voltaram para casa com medalhas e camisetas personalizadas.

“O Mundo das Crianças foi concebido com o propósito de ser um espaço para que todo o público tenha o direito ao lazer e desenvolvimento, sem distinção. Ver esse espaço ocupado pelas crianças e, principalmente, oferecendo a oportunidade para brincarem juntas e se divertirem comprova que o nosso objetivo tem sido cumprido”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Um dos participantes foi Daniel Arruda, aluno do 5º ano da Emeb Antonio de Pádua Giaretta (jardim Carlos Gomes) e que teve paralisia cerebral. Ao longo desta manhã, jogou futebol com os colegas de sala e com o amigo Maurício Araújo. “Geralmente na escola eu jogo no campo. Mas aqui assumi o gol, para defender do meu amigo Maurício, meu parceiro de atividades, de lanche e de bagunça”, brincou Daniel.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Desenvolvimento infantil

O presidente da OEB, Toman Goman, agradeceu a Prefeitura pela parceria. “O ‘Special Olympics’ surgiu nos Estados Unidos, em 1968, como resultado dos esforços da família Kennedy para que, por meio do esporte, os atletas com deficiências pudessem avançar e assumir posições. Por isso agradecemos a Prefeitura de Jundiaí, Município que enxerga à frente, pela parceria e por reservar este espaço tão especial para a realização destas atividades”.

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, explicou a proposta da atividade. “Além de promover a inclusão, as atividades desta manhã no Mundo das Crianças atestam a relevância do Desemparedamento da Escola como uma metodologia de trabalho que promove atividades significativas para o desenvolvimento do eixo Qualidade de Ensino do programa municipal Escola Inovadora”.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, também reiterou a importância da atividade com foco na inclusão. “O Mundo das Crianças é um espaço pensado para o desenvolvimento infantil e demonstra o compromisso da Prefeitura com a inclusão, por meio da priorização delas e de suas famílias em nossas políticas públicas”.

As vivências tiveram apoio do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas e dos alunos voluntários da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí.

Jundiaí

Temperaturas começam a subir com dias ensolarados em Jundiaí; confira a previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para essa semana.

Published

on

Previsão do tempo mostra sol em céu azul com poucas nuvens
Foto: Canva

Nesta semana, as temperaturas devem começar a subir em Jundiaí, com previsão do tempo mostrando máxima de 27°C e dias ensolarados. Ainda assim, de acordo com o Climatempo, as mínimas devem ficar entre 12°C e 13°C, então os dias ainda terão períodos frios. Confira a previsão do tempo para Jundiaí nesta semana: Segunda-feira (22) - Sol o dia todo sem…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí é líder em Bem-Estar em ranking de Índice de Progresso Social

A categoria “Fundamentos do Bem-Estar” engloba indicadores como educação básica, infraestrutura, saúde, expectativa de vida e qualidade do meio ambiente.

Published

on

Jundiaí aérea
A cidade se destaca entre cidades de 200 a 500 mil habitantes do Brasil no Índice de Progresso Social (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A cidade de Jundiaí se destaca como referência em desenvolvimento social no Brasil, figurando na 9ª posição no ranking do Índice de Progresso Social (IPS) entre municípios com população entre 200 e 500 mil habitantes. O estudo, realizado pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí recebe acervo de 5 mil itens para preservação à memória da ferrovia

O acervo inclui peças em exposição no Museu dos Ferroviários, documentos históricos e 12 veículos, entre locomotivas e vagões, situados no Espaço Expressa.

Published

on

Jundiaí recebe acervo de 5 mil itens para preservação da memória da ferrovia
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí celebra a cessão de posse ao Município de um acervo ferroviário de grande importância histórica e cultural. A conquista, resultado de uma solicitação da Prefeitura feita em 2017, representa um passo fundamental para a preservação da memória da ferrovia na cidade, no estado e no país. O acervo, composto por cerca…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí enfrenta estiagem mais intensa dos últimos anos

Queimadas aumentam e represa da cidade opera com 80% da capacidade. Saiba mais.

Published

on

Jundiaí enfrenta estiagem mais intensa dos últimos anos
Para minimizar os impactos, a Defesa Civil de Jundiaí coordena o Plano de Contingência Operação Estiagem (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí enfrenta um dos períodos de estiagem mais intensos dos últimos anos. A combinação de poucas chuvas, baixa umidade do ar e amplitude térmica elevada aumenta o risco de queimadas e prejudica a saúde da população. Em maio e junho deste ano, a cidade registrou apenas 59 mm e 0 mm de chuvas, respectivamente, enquanto a média histórica para esses…

Continue Reading

Jundiaí

Fim de semana em Jundiaí será ensolarado mas com mínima de 11°C

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em Jundiaí e programe-se.

Published

on

Vista aérea de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O sol deve voltar a aparecer com mais intensidade neste próximo final de semana em Jundiaí, mas o clima continua de inverno. De acordo com o Climatempo, neste sábado e domingo, a cidade terá dias ensolarados, mas mínima de 11°C. Confira a previsão do tempo para Jundiaí: Sexta-feira (19) - Sol o dia todo, sem nuvens no céu. Noite de…

Continue Reading