
Jovens de Jundiaí e região que sonham em trabalhar com cinema estão encontrando na ONG Vidapontocom uma porta de entrada concreta para o setor audiovisual. A organização oferece cursos gratuitos e a oportunidade de bolsas de estudo na Academia Internacional de Cinema (AIC), referência nacional na área.
Formação de ponta e inclusão social
Fundada em 2007 pelo cineasta Carlos Zaik, a ONG é reconhecida pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura e já impactou centenas de jovens com iniciativas como os cursos Cinema & Literatura e Câmera na Mão. Em parceria com a AIC desde 2016, a Vidapontocom desenvolveu uma metodologia única, com qualificação de professores e experiências práticas que não existem em outras cidades do interior paulista.
“Iniciamos uma parceria com a AIC em que professores dos nossos cursos receberam uma bolsa para serem preparados lá na capital e trazer o conhecimento para o interior. Então essas bolsas ajudaram a estruturar nossos cursos, e todos os alunos que passaram pelo Cinema & Literatura e Câmera na Mão, de forma silenciosa, têm uma participação da AIC. Foi essa parceria que ajudou a estruturar o que temos hoje, e não tem no interior paulista um curso como o nosso, com o mesmo formato e que oferece todos esses recursos de forma gratuita”, explica Zaik.
De aluno a professor: histórias de transformação
A iniciativa tem transformado vidas. Diversos ex-alunos se tornaram professores e multiplicadores do conhecimento. É o caso de Raphael Souza, Gean “Conjê” e Hellen Honorato, que iniciou sua trajetória na 2ª edição do curso e, após atuar como voluntária na ONG, conquistou uma bolsa na AIC.
“Foi uma experiência incrível e deliciosa. A começar pela estrutura: a AIC fica em um casarão no meio de São Paulo, então só de entrar no espaço você já sente algo diferente. Os cursos são muito bem estruturados, com profissionais incríveis do audiovisual, que não trazem apenas o conteúdo das disciplinas, mas também compartilham suas vivências em set. Cresci bastante nesse um mês, especialmente porque o curso é intenso, com aulas o dia inteiro, todos os dias. A bagagem que a gente leva é imensa. Foi uma experiência pela qual sou extremamente grata”, conta Hellen.
Vivência imersiva em São Paulo
Atualmente, a bolsa é concedida a um aluno por edição dos cursos. A experiência em São Paulo é intensa e imersiva, com acesso a equipamentos de ponta, estrutura de alto nível e contato com profissionais renomados do setor.
A jovem Milena Telhada, contemplada com a bolsa neste ano, compartilha: “É a primeira vez que eu saio de Jundiaí para estudar. A capital te conecta com pessoas do Brasil e do mundo. Apesar de cansativo, é uma experiência muito boa e meus próximos passos ainda estão dentro do curso, vamos finalizar um curta-metragem”.
Como participar
A Vidapontocom realiza regularmente novas edições dos cursos Cinema & Literatura e Câmera na Mão, voltados para jovens do interior de São Paulo. As formações são gratuitas e oferecem oficinas práticas, visitas técnicas e vivências culturais. Os alunos que se destacam têm a chance de concorrer à bolsa na AIC.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4