
Nesta terça-feira (17), nos sete terminais de ônibus de Jundiaí, foram instalados recipientes de álcool gel na entrada dos terminais, com cartazes esclarecendo dúvidas sobre o vírus, e de sabonete líquido no interior dos sanitários, o que permite aos usuários limparem suas mãos antes e depois das viagens.
Os ônibus também passaram a ser higienizados entre uma partida e outra, sem interferência nos horários de atendimento ao público.
“Queremos impedir a propagação do Coronavírus e oferecer à população a possibilidade de lavar e desinfetar as mãos, para que possamos passar por este momento sem muitos transtornos”, destacou o gestor de Mobilidade e Transporte, Silvestre Ribeiro.
Ainda segundo ele, em razão das ações coordenadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), que decidiu suspender as aulas na rede municipal, assim como fez o Governo do Estado com as unidades de ensino sob sua responsabilidade, serão suspensas as linhas de ônibus que fazem atendimento específico a escolas e faculdades de Jundiaí.
A limpeza interna dos ônibus inclui os corrimãos, bancos, balaústres e pega-mão (estes dois últimos são usados para os passageiros que estão em pé se segurarem durante da viagem).
A higienização completa dos veículos também vem sendo feita nas garagens das empresas Três Irmãos, Leme e Jundiaiense, que prestam serviço para a Prefeitura.
Em relação aos terminais, a UGMT aumentou a frequência da limpeza dos sanitários, bebedouros, catracas e plataformas.

“Acho ótima esta iniciativa da prefeitura de colocar álcool gel na porta dos banheiros. Se as pessoas se conscientizarem de que devem lavar e limpar as mãos frequentemente, a chance delas serem infectadas pelo Coronavírus será bem menor”, disse a aposentada Maria Socorro da Silva, usuária do transporte coletivo de Jundiaí.
[tdj-leia-tambem]
Maria Socorro diz que está fazendo sua parte contra o COVID-19. “Cancelei uma viagem que faria de ônibus para Marília. Também reforcei meu estoque de álcool gel e estou saindo de casa poucas vezes, só quando é realmente necessário”, completou.
Linhas suspensas
Desde segunda-feira (16), as linhas de ônibus universitárias de Jundiaí 410 (Terminal Vila Arens-UNIP) e 420 (Terminal Central-Unianchieta) estão suspensas, conforme comunicado da Universidade Paulista e da Unianchieta. Ambas as faculdades ficarão sem aulas em caráter preventivo por conta do Coronavírus.
A 410 será paralisada até 27 de março e a 420 ficará sem operar até sexta-feira desta semana, dia 20. Se for necessária, a suspensão poderá ser prorrogada de acordo com o calendário das instituições de ensino.
