Operação do Detran-SP em Jundiaí.
Foto: Divulgação/ Detran-SP

Uma operação contra alcoolemia realizada na última sexta-feira (27) em Jundiaí resultou em 29 motoristas que se recusaram a realizar o teste do bafômetro. A fiscalização aconteceu na Avenida dos Imigrantes Italianos, onde 1.140 veículos foram abordados.

A ação faz parte da estratégia do Detran-SP para reduzir acidentes causados pela combinação de álcool e direção.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito, tanto dirigir sob efeito de álcool — quando o teste do etilômetro aponta até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido — quanto recusar-se a fazer o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, conforme os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Multas e penalidades

Em ambos os casos, a multa é de R$ 2.934,70, e o motorista responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Caso haja reincidência em até 12 meses, a multa dobra, chegando a R$ 5.869,40. Para quem é autuado por dirigir sob efeito de álcool durante o período de suspensão da CNH, além da multa em dobro, há possibilidade de cassação do direito de dirigir, obrigando o condutor a reiniciar todo o processo de habilitação após 24 meses do cumprimento da penalidade.

Embriaguez é crime

Quando o motorista apresenta índice a partir de 0,34 mg de álcool por litro de ar no bafômetro, o caso é classificado como crime de trânsito. Nessa situação, além da multa e suspensão da CNH, o condutor é levado ao distrito policial. Se condenado, poderá cumprir pena de seis meses a três anos de prisão, conforme a Lei Seca, que estabelece a política de “tolerância zero”.

Resultados em todo o Estado

A operação também aconteceu em outras 28 cidades paulistas, incluindo Assis, Barueri, Bauru, Bebedouro, Franca, Jales, Marília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo e Suzano. No total, 22.073 veículos foram fiscalizados, resultando em 572 infrações:

  • 552 recusas ao bafômetro
  • 16 autuações por direção sob efeito de álcool
  • 3 crimes de trânsito
  • 1 recusa com crime, quando o motorista recusa o teste, mas apresenta sinais evidentes de embriaguez.

As ações do Detran-SP buscam conscientizar os motoristas sobre os riscos da combinação de álcool e direção, reforçando a importância de escolhas responsáveis no trânsito.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4