
A Prefeitura de Jundiaí segue firme na “Operação contra Enchentes em Jundiaí”, intensificando os trabalhos de limpeza e desobstrução de bocas de lobo em diversas regiões da cidade. Nesta semana, os serviços se concentraram nas ruas João Ramalho e Alsemu Soram Ramos, no Jardim Santa Júlia, região da Vila Rami.
Prevenção nos bairros contra alagamentos
Coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP), a Operação contra Enchentes é realizada desde o início do ano. A iniciativa priorizou, inicialmente, avenidas com grande circulação e histórico de alagamentos. Atualmente, o foco se volta também para áreas residenciais.
“Estamos atuando em todas as regiões da cidade. Começamos pelas principais avenidas para minimizar os impactos durante o período de chuvas intensas, entre dezembro e março. O objetivo é mitigar problemas e garantir mais segurança para todos”, explica Jeferson Coimbra, secretário interino da SMISP.
Durante as ações, as equipes retiram resíduos das bocas de lobo e utilizam caminhões hidrojato para garantir a desobstrução completa das galerias pluviais, melhorando o escoamento da água da chuva.
Reconhecimento da comunidade
Morador do Jardim Santa Júlia há 61 anos, o microempresário Aparecido Galhego elogiou a ação. “É muito importante esse trabalho. Ver o pessoal da zeladoria e da Secretaria acompanhando tudo mostra compromisso. Fico feliz em ver esse serviço preventivo acontecendo com frequência”, destacou.
O cronograma segue modelo semelhante ao mutirão “Quem Ama, Cuida”, com equipes distribuídas por regiões e atendimento às solicitações pelo 156 da Prefeitura.
Intervenções no bairro Currupira
Além do Jardim Santa Júlia, a Avenida Nicola Accieri, no bairro Currupira, também recebeu melhorias. Lá, as equipes da SMISP realizaram limpeza e desobstrução das bocas de lobo, com uso de hidrojato e retroescavadeira. A abertura de uma vala ajudou no direcionamento da água da chuva até o córrego local.
“Com a galeria desobstruída, a água segue o fluxo adequado até o córrego, o que reduz os riscos de alagamentos”, complementa Coimbra.
Essas ações são fundamentais para garantir a drenagem urbana eficiente e a segurança de motoristas e pedestres, especialmente em dias de chuva forte.
Compromisso contínuo com a prevenção
Segundo a SMISP, o planejamento é rotativo, permitindo que todas as regiões da cidade recebam as ações de forma contínua. As demandas da população seguem como prioridade no cronograma da “Operação contra Enchentes em Jundiaí”.