
A Operação Noites Frias, promovida pela Prefeitura de Jundiaí, reforçou o acolhimento a pessoas em situação de rua durante o último fim de semana. Com as baixas temperaturas registradas na cidade, a ação realizou 79 abordagens nas noites de sábado (31) e domingo (1), acolhendo 56 pessoas.
Coordenada pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), a operação conta com uma estrutura ampliada para o período de inverno. Neste ano, a gestão disponibilizou 40 vagas extras de pernoite — 20 no Hacali e 20 na Casa Santa Marta. Estes se somam às 30 vagas permanentes da Casa de Passagem.
Atendimento humanizado e proteção contra o frio
Além de oferecer abrigo, as equipes da operação distribuem itens de proteção para aqueles que optam por não aceitar o acolhimento. Cobertores, gorros, meias, luvas e água são entregues com o objetivo de garantir um mínimo de proteção contra o frio intenso.
“Nosso objetivo é garantir que ninguém enfrente o frio sem assistência. As equipes fazem abordagens humanizadas, oferecendo acolhimento e escuta, respeitando as escolhas individuais, mas sempre com foco na proteção da vida”, destaca a gestora da UGADS, Luciane Mosca.

[tdj-leia-tambem]
Operação segue até agosto
A Operação Noites Frias segue ativa até o dia 30 de agosto. Além disso, mantém a atuação intensificada sempre que a temperatura atinge 13°C ou menos, independentemente do período do ano. A iniciativa é parte das estratégias do município para preservar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Saiba como ajudar
A população pode colaborar com a operação acionando o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) pelo telefone ou WhatsApp: (11) 98531-0146, disponível 24 horas por dia. A melhor forma de contribuir é informando a localização de pessoas em situação de rua, permitindo que as equipes ofereçam acolhimento e encaminhamentos adequados.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		