Entrega de cobertor para pessoa em situação de rua em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí vem enfrentando por esses dias, noites e madrugadas muito frias, e por isso, a Operação Noites Frias tem um canal de comunicação para os cidadãos que identificarem uma pessoas vivendo em situação de rua neste período. O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) pode ser acionado pelos telefones (11) 98531-0146 ou 4805-3098, até às 22h. Depois desse período, o recomendado é ligar no 153 da Guarda Municipal ou para o 192 do SAMU, em casos se intoxicação ou ocorrências mais graves.

A Operação Noites Frias é executada em todas as noites em que a previsão dos termômetros é igual ou menor que 13°C, quando existe risco de morte por hipotermia. “Por meio da Operação, a UGADS consegue ofertar os serviços da rede socioassistencial e referenciar seus usuários, como forma de trabalhar em seus planos individuais para a saída das ruas”, explica a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant.

[tdj-leia-tambem]

Além de realizar uma entrevista para triagem e o encaminhamento para os serviços da rede socioassistencial, a abordagem também oferece às pessoas em situação de rua pernoite em abrigo, alimentação e higiene. Para os que recusam o auxílio de acolhimento, o projeto oferece cobertores, gorros e meias para aquecê-los. Este ano, o formato da Operação considera as medidas sanitárias e o distanciamento indicados pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).

O diretor do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Luiz Guilherme Camargo, reforça a importância do acionamento da equipe de abordagem. “Além do atendimento no local, identificação de demandas e da oferta dos serviços condizentes, as equipes da abordagem podem, se for durante o dia, embarcar o atendido até o Centro Pop, que é a porta de entrada para a rede, ou encaminhar para o abrigo, se for durante o período noturno”.

Recâmbio

Além do plano de saída das ruas, também é ofertado o recâmbio para a cidade de origem, quando é possível identificar um responsável por seu recebimento no outro município. Desde o começo de 2021, já foram realizados cerca de 700 recâmbios, com pagamento de passagem de ônibus ou metroviária.

A Operação começou no dia 12 de maio de 2021, e desde então foi acionada em 38 noites. Nesse período, foram realizados 1.734 atendimentos nas ruas, com 1.333 acolhimentos (pernoites), de 652 pessoas. Além disso, durante a Operação, foram ofertados 1.994 cobertores, 129 gorros, 159 pares de meias e 782 garrafas d’água.