OMJ
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) volta a se apresentar neste sábado (19), às 20h, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Vila Arens. Com entrada gratuita e por ordem de chegada, o concerto de julho será uma reapresentação do programa barroco com obras de Georg Friedrich Händel e Johann Sebastian Bach, apresentado anteriormente na cidade.

Sob direção artística de Claudia Feres, a OMJ integra os corpos artísticos da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura.

“De volta à igreja da Vila Arens, que tão bem nos recebeu em abril, para o nosso concerto especial da Semana Santa, o concerto de julho será uma reapresentação da nossa última apresentação, com as participações especiais de Livia Lanfranchi, no traverso, como solista, e de Alessandro Santoro, no cravo”, destacou Claudia.

A igreja está localizada na rua General Carneiro, 106 – Vila Arens.

Repertório destaca clássicos do Barroco alemão

O concerto começa com a execução da “Entrada da Rainha de Sabá”, de Händel, famosa peça do terceiro ato de seu oratório, originalmente escrita para dois oboés, mas que será executada por Pedro Della Rolle e Marcos Scheffel nos violinos.

Na sequência, será apresentado o Concerto Grosso Op. 6 nº 4, também de Händel. Parte de uma coleção de 12 obras compostas em menos de um mês, esse concerto se destaca por trazer material musical original, ao contrário da prática comum da época de reutilizar trechos anteriores.

Bach entra em cena com a Suite nº 2, considerada por muitos um concerto para flauta. Com abertura francesa e sequência de movimentos de dança típicos do Barroco, a peça ganha destaque com a sonoridade do traverso de Livia Lanfranchi, que, segundo ela, funciona como “um envelope para as cordas”.

Encerrando o programa, será apresentado o Concerto de Brandemburgo nº 3, uma das composições mais conhecidas de Bach. A obra foi escrita para nove instrumentos de corda solo e baixo contínuo, e conta com dois movimentos rápidos, separados por uma cadência curta que convida à improvisação.

O concerto foi dedicado ao Margrave Christian Ludwig de Brandenburg, admirador da música de Bach.

Ensaio aberto ao público na sexta-feira

Quem quiser acompanhar uma prévia do espetáculo poderá assistir ao ensaio da OMJ na sexta-feira (18), das 14h às 15h30, no Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro). A entrada também é gratuita, por ordem de chegada.

Mais informações sobre a temporada 2025 da Orquestra Municipal estão disponíveis na Agenda Cultural de Jundiaí.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]