
A edição 2025 do projeto “Orquestra nos Bairros”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), promete emocionar o público com uma novidade especial: músicos de Jundiaí irão dividir o palco com a renomada Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ). O repertório será repaginado em arranjos inéditos para integrar diferentes estilos à música erudita.
Programação das apresentações
Com entrada gratuita, os concertos serão realizados em diferentes bairros da cidade:
- 27 de setembro, às 11h – OMJ e Faust Crazy (Rap e Hip Hop), na Escola Estadual Deodato Jansk (Jardim Tarumã);
 - 28 de setembro, às 15h – OMJ e Rumore (Pop Rock), no Parque do Cerrado (Parque Residencial Jundiaí);
 - 11 de outubro, às 15h – OMJ e Renata Cruz (Sertanejo), na Pracinha da Cultura (Aglomeração Urbana de Jundiaí);
 - 12 de outubro, às 15h – OMJ e Rudy (Rock), no Parque da Cidade (Rodovia João Cereser).
 
Cultura acessível e integrada
Segundo a secretária municipal de Cultura, Clarina Fasanaro, a iniciativa vai além de simples concertos.
“O projeto de levar a Orquestra Municipal de Jundiaí para os bairros vem de encontro à proposta de descentralização e democratização do acesso à música erudita, num diálogo com estilos musicais variados: rock, rap, hip hop, pop rock e sertanejo. A proposta visa a difusão da cultura, promovendo o desenvolvimento pessoal e social dos cidadãos. Através dessas iniciativas, busca-se ampliar o alcance das orquestras, dialogando com os jovens, promovendo a formação de novas plateias, o desenvolvimento de talentos musicais na comunidade, e a criação de um senso de pertencimento e apropriação da cultura local”, destacou.
Mistura de estilos para novos públicos
O “Orquestra nos Bairros” reforça o compromisso de aproximar a música erudita da comunidade, apresentando concertos que transitam do rap ao sertanejo, passando pelo pop e pelo rock. A proposta é conquistar novos públicos e promover a diversidade cultural em Jundiaí.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]