Outubro Rosa
Foto: Vadim Vasenin/ Depositphotos

Dentro da programação do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde de Jundiaí realizou no último sábado (4) uma ação especial de rastreio do câncer de colo de útero nas UBSs Fazenda Grande e Retiro.

A iniciativa, voltada a mulheres previamente agendadas, faz parte de uma série de atendimentos que acontecerão ao longo de outubro e deve beneficiar cerca de 250 mulheres.

Prevenção e diagnóstico precoce

Além de reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa em Jundiaí amplia o olhar para outros cuidados essenciais com a saúde da mulher.

“Essa campanha é um chamado para a sociedade voltar os olhos para a população feminina, incentivando o cuidado integral. Além da oferta de 2.800 mamografias durante os meses de outubro e novembro, chamamos mulheres atendidas na Atenção Básica, que se enquadram nos critérios do Ministério da Saúde, e efetuamos o agendamento para realizar o Papanicolau, exame que permite identificar alterações celulares que ainda não são câncer, mas que, se não tratadas, podem evoluir para a doença”, enfatiza a secretária de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci.

Testes gratuitos e mamografias

Durante a ação, mulheres acima de 40 anos puderam solicitar o agendamento da mamografia, caso ainda não tenham realizado o exame no último ano.

A programação também incluiu testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), oferecidos gratuitamente e sem necessidade de agendamento, ampliando o acesso à prevenção e aos cuidados com a saúde.

Programação nas UBSs

As ações continuam até o final de outubro, passando por diferentes unidades de saúde do município. Confira as próximas datas e locais:

  • 11 de outubro: UBSs Central e Morada das Vinhas
  • 18 de outubro: UBS Rui Barbosa e Clínica da Família Ponte São João
  • 25 de outubro: UBSs Maringá e Jardim do Lago

exame de Papanicolau deve ser realizado uma vez ao ano por mulheres de 25 a 64 anos que já tenham tido atividade sexual. Caso a paciente apresente dois exames consecutivos com resultado normal, a coleta pode ser feita a cada três anos.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5

[tdj-leia-tambem]