
A Prefeitura de Jundiaí deu início, nesta quarta-feira (1º), à programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama.
Ao longo de outubro e novembro, serão oferecidas 2.800 mamografias, além de atividades educativas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínicas da Família, terminais de ônibus e uma caminhada especial no Parque da Cidade, marcada para o dia 19.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama continua sendo o tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil, com estimativa de 73,6 mil novos casos por ano no triênio 2023–2025.
Prevenção e diagnóstico precoce
A secretária de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, destaca a importância da mobilização.
“Este é um período importante onde a sociedade é chamada para olhar com mais atenção para essa doença, que, se identificada em fase inicial, tem mais de 90% de chance de cura. Na cidade, também aproveitaremos para conscientizar e estimular a procura por cuidados em saúde e a adoção de hábitos saudáveis que podem salvar vidas”, afirma.
Como fazer a mamografia em Jundiaí?
O exame é indicado para mulheres de 40 a 49 anos que não o realizam há mais de um ano e para mulheres de 50 a 74 anos que fizeram a última mamografia há mais de dois anos. Para agendar, basta procurar a UBS ou Clínica da Família de referência e manifestar interesse.
“Por mês, ofertamos, em média, 2.300 mamografias e não temos fila de espera para o exame, sendo que as mamografias prioritárias são realizadas oportunamente. Até novembro, teremos um incremento de mais de 1.000 exames, 500 por mês. Temos trabalhado estratégias de conscientização para que as mulheres em idade de rastreio aproveitem a oportunidade, dando esse importante passo para o diagnóstico precoce e para a prevenção”, explica a diretora do Departamento de Regulação da Saúde da SMPS, Suellen Melo.
Exames de Papanicolau
Durante todos os sábados de outubro, UBSs estarão abertas das 9h às 14h para a realização de exames de Papanicolau em mulheres previamente agendadas. A cada semana, duas unidades recebem a ação:
- Dia 4: UBS Fazenda Grande e UBS Retiro
- Dia 11: UBS Central e UBS Morada das Vinhas
- Dia 18: UBS Rui Barbosa e Clínica da Família Ponte São João
- Dia 25: UBS Maringá e UBS Jardim do Lago
No mesmo horário, também serão oferecidos testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e agendamento de mamografias, com atendimento por livre demanda.
Ações nos terminais de ônibus
Entre os dias 1 e 22, das 16h às 20h, os terminais de ônibus de Jundiaí terão atividades voltadas à saúde da mulher. Haverá orientações, aferição de pressão e vacinação contra HPV para jovens de 9 a 19 anos.
Confira o cronograma:
- 01/10: Terminal Eloy Chaves
- 08/10: Terminal Hortolândia
- 15/10: Terminal Colônia
- 22/10: Terminal Vila Arens
Mobilização coletiva
Com uma agenda diversificada, o Outubro Rosa em Jundiaí busca aproximar os serviços de saúde da população, incentivando o autocuidado e a prevenção. Além dos exames gratuitos, a programação pretende reforçar a importância de hábitos saudáveis e do diagnóstico precoce como aliados na luta contra o câncer de mama.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5
[tdj-leia-tambem]