Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Fazendo parte da programação do Outubro Rosa, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Rio Acima promoveu, nesta quarta-feira (06), uma roda de conversa com usuárias e profissionais da rede sobre diversos temas de interesse para a Saúde e bem-estar das mulheres.

A atividade foi coordenada pela assistente social Vânia Piovesan e pela psicóloga Juliana Pessotti do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e pela enfermeira Lidiane de Freitas, da Unidade de Saúde da Família (USF). Em vista do trabalho em rede, também participaram representantes da Emeb Pedro Clarismundo Fornari, que fica no bairro.

As participantes participaram de um bate-papo, que tratou sobre a prevenção à doença; hábitos saudáveis; importância da identificação precoce; exames e profissionais da rede de atendimento disponíveis; cuidados com a pele e manejo de agrotóxicos, em vista do perfil da população do bairro; além de temas como do empoderamento feminino, formas de violência contra a mulher e canais para denúncia.

[tdj-leia-tambem]

A gestora-adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a drª. Dayane Martins, ressaltou a preocupação com o cuidado integral em Saúde. “Durante a campanha, ressaltamos a importância da detecção e tratamento precoces e, para isso, ampliamos em 33% a oferta de mamografias e em 35 UBS da rede a paciente consegue sair já com o exame agendado. Mas ressaltamos também a importância da prevenção e como hábitos saudáveis e cuidados com a Saúde podem evitar o desenvolvimento da doença”.

Com foco na prevenção e do enfrentamento à doença, a Prefeitura promove ao longo do mês diversas atividades alusivas ao tema. Articulada pela Assessoria de Políticas para as Mulheres da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), a programação irá contar com atividades promovidas por diversas Unidades de Gestão e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), com atividades divulgadas junto à rede de serviços de Saúde e socioassistencial.