
A Parada LGBTQIAPN+ de Jundiaí promete entrar para a história em 2025. Em comemoração aos 20 anos do evento, a edição deste ano acontecerá no Parque da Uva, no dia 26 de outubro, a partir das 12h. O tema escolhido para a celebração é “A Nossa Luta Tem História”.
O Movimento Aliados, organizador da Parada, publicou o anúncio oficial após reunião com representantes da Prefeitura de Jundiaí. A expectativa, segundo os organizadores, é que essa seja a maior parada de todos os tempos na cidade.
Parque da Uva será o novo palco da visibilidade
Nas redes sociais, o Movimento Aliados comemorou a escolha do Parque da Uva como novo local do evento, destacando a importância simbólica de ocupar um dos espaços mais emblemáticos de Jundiaí.
“O Parque da Uva será nosso palco! Um lugar onde tantas memórias da cidade foram construídas, agora será também território de visibilidade, resistência, orgulho e celebração da nossa existência!”, publicou o movimento.
A escolha do tema “A Nossa Luta Tem História” reforça a proposta de dar visibilidade à trajetória da comunidade LGBTQIAPN+ na cidade. “Estamos falando de reescrever narrativas, de afirmar que a comunidade LGBTQIAPN+ de Jundiaí sempre existiu, sempre resistiu e agora ocupa o centro!”, destacaram os organizadores.
Nova fase da Parada LGBT+ em Jundiaí
Nos últimos anos, a parada acontecia na avenida União dos Ferroviários, um espaço criticado por participantes por ser um local mais isolado, sem árvores ou áreas cobertas para proteção solar. Em 2024, o evento passou a acontecer na praça Ruy Barbosa, no Centro, o que já representou um avanço na ocupação de áreas mais centrais da cidade.