Grupo de profissionais da saúde sentado em círculo em uma sala de aula, conversando e fazendo anotações durante um workshop sobre oncologia.
Participantes construíram em conjunto as propostas que integrarão o planejamento da rede oncológica no município (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí deu mais um passo importante no fortalecimento da assistência oncológica do município. Como parte da parceria estratégica firmada com o Hospital A.C. Camargo Câncer Center, uma das maiores referências em tratamento do câncer da América Latina, profissionais da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde participaram de um workshop que ampliou o debate sobre fluxos, protocolos e cuidados integrados em todos os níveis de atenção.

O encontro, realizado na Sala Monteiro Lobato, no Complexo Argos, integra o Programa Missão A.C. Camargo, que leva a expertise do hospital a municípios brasileiros com o objetivo de aprimorar a jornada do paciente oncológico, do acolhimento ao tratamento especializado. Durante a atividade, representantes da instituição e equipes municipais reuniram propostas e recomendações que serão trabalhadas para aprimorar a linha de cuidado em Jundiaí.

Diálogo integrado para fortalecer a jornada do paciente

A ginecologista Érika Pimenta Mayer, do Ambulatório de Saúde da Mulher, ressaltou a relevância técnica do A.C. Camargo para orientar o desenvolvimento da rede oncológica local. “A partir desse norte e dessa troca, conseguimos enxergar todas as partes do sistema e, assim, melhorar a jornada do paciente nesses serviços”, destacou.

A troca entre os profissionais da atenção primária, secundária e terciária foi um dos pontos fortes do encontro. Para o gerente da UBS Central, o enfermeiro Hélio Gabriel Faria Silva, compreender a trajetória completa do paciente permite identificar potências e gargalos da rede. “Conhecer qual é o caminho do paciente, desde o acolhimento quando ele procura uma unidade com queixas iniciais, até um diagnóstico ou um atendimento em nível hospitalar, nos ajuda a proporcionar o melhor tratamento e, o que é ainda mais importante, o diagnóstico precoce”.

Parceria estratégica focada em prevenção e diagnósticos mais rápidos

A coordenadora de impacto social do A.C. Camargo, Daiane Saraiva, que acompanha a parceria desde o início, destacou o potencial de Jundiaí para avançar na prevenção e no cuidado integral. “Desde o começo nós percebemos uma ótima recepção e engajamento coletivo da Saúde. Jundiaí realmente abraçou a ideia do aprimoramento da oncologia e essa experiência com a cidade tem sido produtiva e gratificante”.

Segundo a instituição, o trabalho conjunto busca estruturar ações capazes de fortalecer a prevenção, ampliar o diagnóstico precoce e garantir o melhor tratamento possível aos pacientes, alinhando metodologias, protocolos e fluxos de atendimento.

Próximos passos

As propostas formuladas no workshop servirão como base para novas etapas da Missão A.C. Camargo em Jundiaí, com a implementação gradual de melhorias e a construção de uma rede cada vez mais integrada, humanizada e eficiente no cuidado ao câncer.