
A Prefeitura de Jundiaí segue ampliando e qualificando sua rede de atenção oncológica por meio de uma parceria inédita com o Hospital A.C. Camargo Câncer Center, uma das principais referências em tratamento do câncer na América Latina.
A iniciativa faz parte do Programa Missão A.C. Camargo, que compartilha a expertise da instituição com municípios brasileiros para aprimorar fluxos, protocolos e a experiência do paciente durante todas as etapas do cuidado.
Diagnóstico traça panorama da jornada do paciente oncológico
Nesta semana, representantes do hospital estiveram em Jundiaí para apresentar os resultados do diagnóstico situacional da rede municipal, elaborado ao longo de um mês. O estudo envolveu entrevistas e visitas a 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e serviços de Atenção Especializada, mapeando todo o percurso do paciente — desde o primeiro atendimento até as fases mais complexas do tratamento.
“Essas informações nos trazem clareza sobre os caminhos que precisamos trilhar nas estratégias da rede de Saúde. Dessa forma, conseguimos melhorar o tempo de acesso do paciente aos serviços, a qualidade do atendimento, a navegação clínica e a experiência do tratamento do câncer, que já é, por si só, bastante desafiadora”, ressaltou a secretária de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Fácci.
Reconhecimento do potencial de Jundiaí em saúde pública
De acordo com Daiane Saraiva, coordenadora de impacto social do A.C. Camargo, Jundiaí é o segundo município a firmar esse tipo de parceria com o hospital. Os dados socioeconômicos coletados revelam o potencial da cidade em políticas de saúde.
“A parceria com Jundiaí foi feita pensando na representatividade e em sua importância no interior de São Paulo. Nós vamos, em conjunto, pensar em possibilidades de ações que serão, posteriormente, apresentadas ao município”, explicou Daiane.
Próximos passos: workshop com foco em ações estruturantes
A próxima etapa da cooperação será a realização de um workshop no dia 13 de novembro, reunindo o hospital e os profissionais da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde. O encontro será dedicado à formulação de propostas, recomendações e ações estruturantes que vão orientar os próximos passos do fortalecimento da rede oncológica municipal.