Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Entre a programação do aniversário do Parque da Cidade, comemorado na próxima sexta-feira (21), os visitantes poderão participar da pré-Campanha de Doação de Medula Óssea.

A ação é organizada por um grupo de voluntários em parceria com Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A campanha acontece no dia 6 de maio no Espaço Jundiaí Empreendedora, no 3º piso do Maxi Shopping Jundiaí.

Durante a pré-campanha, os visitantes poderão se informar sobre como se tornar um doador, as exigências necessárias, além de sanar outras dúvidas sobre a ação.

De acordo com o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores as chances de salvar vidas. Estudos apontam que a chance de encontrar um doador de medula óssea compatível entre pessoas sem laço de parentesco é de uma em 100 mil. Entre pessoas da mesma família, a probabilidade é de 25%.

[tdj-leia-tambem]

Quem pode ser doador?

Para se cadastrar, é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante. Basta comparecer ao local da campanha alimentado, munido de RG, CPF e, quem tiver, o Cartão Nacional de Saúde (CNS). No dia do cadastro, a equipe coleta uma amostra de sangue de aproximadamente 10 ml, que será submetida a um teste de laboratório para identificação das características do doador.