Familia no Parque do Corrupira
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Desde a reinauguração em 1º de maio, durante as comemorações do Dia do Trabalhador, o Parque do Trabalhador – mais conhecido como Parque do Corrupira – vem se consolidando como uma das principais opções de lazer para moradores de Jundiaí e cidades vizinhas. Aos finais de semana, o espaço chega a receber milhares de visitantes, com todos os quiosques ocupados por famílias que aproveitam o dia inteiro no local.

Estrutura e lazer para todas as idades

O parque conta com 27 quiosques equipados com churrasqueiras e pias, além de três espaços de apoio – um com pia próximo à quadra de areia e outros dois de uso compartilhado, na Praça Pet e no Meliponário.

A babá Vanessa Gonçalves, que visitou o parque ao lado do marido Edson, vindo de Francisco Morato, aprovou a experiência. “Está tudo muito gostoso. O parque está limpo, organizado, tem até churrasqueira com pia e grelha! É uma ótima opção de lazer para adultos e crianças”, afirmou.

Além da infraestrutura para confraternizações, o Corrupira oferece brinquedos, quadras e áreas verdes para piqueniques.

“Estamos organizando entre nossos colegas, que também têm crianças, uma confraternização de fim de ano no Corrupira. É tudo de graça, os adultos descansam e as crianças brincam. Já estamos até recomendando o parque para pessoas de outras cidades”, contou a radialista Mariana Correa.

Aniversários e momentos especiais

Muitas famílias aproveitam a estrutura do parque para comemorar datas especiais. O morador de Louveira, José Soares, reuniu parentes e amigos para festejar o aniversário do filho Enzo, de 5 anos.

“É bacana reunir toda a família em um lugar lindo como esse. Estamos aproveitando a churrasqueira enquanto as crianças se divertem nos brinquedos e no tradicional trenzinho”, disse.

A analista Adriana Dias, de Várzea Paulista, também escolheu o local para reunir a família. “Estou achando excelente. O local está bem organizado, os quiosques estão novos e bonitos. Dá para passar o dia na tranquilidade e se divertir bastante. As crianças têm vários brinquedos, espaços para brincar, jogar bola, muito legal”.

Nostalgia e reencontros com a história

Mais do que lazer, o Corrupira desperta lembranças afetivas. Dona Ernestina, que não visitava o parque há 20 anos, emocionou-se ao retornar com a neta. “Vim aqui quando meu filho era pequeno e hoje voltei com minha neta. Lembro das excursões da escola, mas agora está tudo muito mais bonito e organizado. Não quero esperar mais 20 anos para voltar. A partir de agora quero vir sempre”.

O tradicional “trenzinho”, que atravessa gerações, também segue encantando visitantes. O casal Silvia e Luiz Jerônimo levou as netas para reviver a experiência.

“Fazia mais de 40 anos eu não entrava no parque. Foi impossível não lembrar dos tempos de criança, das excursões escolares e dos passeios com a família e amigos”, contou Luiz.

Silvia, por sua vez, não conteve as lágrimas: “Me senti criança novamente ao andar no ‘trenzinho’. Chorei de emoção de estar aqui depois de mais de duas décadas. Está tudo tão lindo”.

Preservação e valorização do espaço público

Para o prefeito Gustavo Martinelli, a revitalização foi essencial para resgatar o valor histórico do parque. “Antes de pensarmos em construir novos parques, é fundamental cuidar bem dos que já temos. Essa foi a proposta da revitalização do Corrupira. Preservar sua importância como patrimônio afetivo de Jundiaí. O trabalho resgatou a história do parque e o devolveu à população como um espaço seguro, organizado e cheio de vida. É muito gratificante ver tantas famílias aproveitando momentos de lazer aqui”, destacou.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcos Galdino, reforçou a importância da preservação:

“A reforma do Corrupira teve como prioridade oferecer à população um espaço de lazer de qualidade, mas também preservar a memória e a história de Jundiaí. Hoje, estamos vendo o resultado na satisfação das famílias que frequentam o parque”.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]