
O Parque do Corrupira – também conhecido como Parque do Trabalhador –, em Jundiaí (SP), reabrirá suas portas ao público no próximo dia 1º de maio de 2025, em comemoração ao Dia do Trabalhador.
A reabertura marca a conclusão da primeira fase da ampla obra de revitalização realizada pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), com o apoio essencial de empresários locais.
Na manhã desta segunda-feira (28), o prefeito Gustavo Martinelli, o vice-prefeito Ricardo Benassi e gestores receberam representantes das empresas para celebrar a entrega da primeira etapa do projeto.
“Com o apoio das empresas da cidade, o parque, inaugurado em 1979, volta a ser entregue à população. É um marco que resgata a história e a conexão dos jundiaienses com esse espaço tão especial. É gratificante receber o apoio de empresários que acreditam no nosso trabalho e na cidade”, destacou o prefeito Gustavo Martinelli.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
Novidades na primeira fase da revitalização
Entre as melhorias entregues nesta etapa estão:
- Construção de 30 quiosques com pia e churrasqueira;
- Reforma dos banheiros;
- Revitalização das áreas verdes;
- Modernização da iluminação;
- Reformas das quadras esportivas e parques infantis;
- Criação de uma Praça Pet;
- Reforma do tradicional galpão de shows.
Outro destaque é o retorno do famoso trenzinho, agora impulsionado por um novo trator doado pela empresa AGCO.
O vice-prefeito Ricardo Benassi ressaltou a importância das parcerias para a realização do projeto. “Intensificar parcerias com empresas privadas reduz os custos para a administração pública e acelera a entrega de espaços de qualidade para a população”, afirmou.
O que vem por aí: segunda fase da obra
Já prevista para o segundo semestre de 2025, a segunda etapa da revitalização promete ainda mais novidades:
- Instalação de 20 novos quiosques;
- Reconstrução do icônico foguete;
- Construção de uma quadra de beach tennis.
“Estamos cuidando com muito carinho dos 220 mil metros quadrados do Parque para que ele volte a ser um orgulho para todos os jundiaienses”, comentou Marcos Galdino, gestor da UGISP.
[tdj-leia-tambem]
Apoio da iniciativa privada fez a diferença
O sucesso do projeto foi impulsionado pela colaboração de diversas empresas de Jundiaí, reforçando o compromisso da iniciativa privada com a cidade.
Walter Patriani, da Patriani Imóveis, reforçou que as empresas precisam se envolver mais em ações da cidade para “juntos construir uma história de sucesso”. A Patriani colaborou com a instalação de mesas de piquenique e a reforma de bancos e mesas do parque.
A Tebas Construtora também marcou presença com a doação de brinquedos. Para o diretor José Roberto Orlando: “Nós não apenas construímos prédios, nós criamos endereços. Colaborar com a cidade é nos conectar com as pessoas”.
A emoção tomou conta de Maria da Glória Martinasso Prandini, que contribuiu com placas de fachada e do canteiro central, relembrando o irmão Antonio Jacyro Martinasso, que dá nome ao parque. “Fico feliz em colaborar para a reabertura do Parque que estava abandonado há tanto tempo. É gratificante ver esse patrimônio dos jundiaienses ser devolvido à população”.
Roberto Sobrinho, da Digital Jundiaí, destacou o valor emocional. “Ajudar a cidade é colaborar com o patrimônio que nossas famílias usufruem. Tenho memórias muito gostosas do parque e poder construir novas lembranças para tantos jundiaienses não tem preço”.
Evento de reinauguração promete emoções
A reabertura contará com ações especiais, apoiadas por empresas como a Fini, que doou doces e painéis instagramáveis para tornar a experiência ainda mais divertida para as famílias.
Paola Faria, gestora de Inovação e Relação com o Cidadão, diz que as “memórias positivas serão associadas a cada marca que se fez presente neste momento tão importante”.
O gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser, fez um agradecimento emocionado a todos que acreditaram na continuação da história do parque que marcou a vida de muitos jundiaienses.