Foto de pessoas caminhando no Parque da Cidade, em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No primeiro dia de reabertura dos parques de Jundiaí, a presença de pessoas foi considerada baixa. Em média 121 pessoas circularam pelos espaços, no período de funcionamento das 7h às 16h, por conta da pandemia da Covid-19.

O público pôde voltar a frequentar os parques em atividades individuais. Todos os visitantes foram orientados a seguir regras específicas de acesso e protocolos sanitários. Além disso, cartazes orientativos foram fixados nos parques a partir desta segunda. As medidas servem para prevenir a transmissão do vírus entre funcionários e frequentadores.

Tiveram seus portões novamente abertos o Jardim Botânico, na Vila Hortolândia (visitado por 250 pessoas), Parque Botânico Eloy Chaves (50), Parque Botânico Aziz Ab’Saber, no Jardim das Tulipas (80), Parque Antônio Garcia Machado, no Jardim do Lago (70) e Parque Ângelo Costa, no Engordadouro (120). Todos estes espaços, inclusive o Parque da Cidade, que recebeu 160 visitantes, manterão o horário de funcionamento de segunda a sexta-feira.

Ao mesmo tempo, foram reabertos o jardim do Museu Solar do Barão (11 visitantes) e três complexos esportivos para atividades físicas individuais: o Nicolino de Lucca “Bolão”, com 45 frequentadores nesta segunda-feira, Francisco Dal Santo, na Vila Rami (30), e Vanderlei Sperandio, no Santa Gertrudes (30).

[tdj-leia-tambem]

A princípio, a definição destes parques para a primeira etapa de reabertura considerou o fato de todas as regiões da cidade serem contempladas. Em razão de estar há mais de 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo, Jundiaí está promovendo a reabertura gradual de seus espaços públicos de convivência.

O jardim do Solar do Barão funcionará em período compatível com o comércio, das 9h às 17h. Da mesma forma, a  Praça Família Jundiaí & Espaço Pet (na Av. 9 de Julho) ficará aberta para o uso da população de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h.