parque_naturalizado_emeb_candelario_freitas-jundiai-compressed (1)
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os parques naturalizados são espaços desenvolvidos a fim de promover a interação entre criança e natureza, visando o estímulo a brincadeiras, a convivência, a criatividade e o aprendizado.

Em Jundiaí, os parques são uma realidade em EMEBs como a Joaquim Candelário, Professor Anézio de Oliveira, Clotilde Copelli, Angela Rinaldi, Reynaldo Basile e Ruth Carturan Wiemann. Além disso, a Fábrica das Infâncias Japy também conta com um parque como este.

Todos os dias, o pequeno Lorenzo Rodrigues, de 4 anos, aproveita para correr e brincar ao ar livre, na EMEB Joaquim Candelário de Freitas. “Gosto de brincar de pega-pega e super-herói. Eu sou o menino-gato e o meu superpoder é pular bem alto”, falou o menino.

parque_naturalizado_emeb_candelario_de_freitas-jundiaí-compressed
Lorenzo Rodrigues. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A criatividade é frequentemente estimulada nas escolas municipais de Jundiaí. A rede fornece a estrutura necessária para o brincar livre nos parques naturalizados. “A pandemia deixou as crianças enclausuradas por muito tempo, portanto, é fundamental para o aprendizado de cada um que a gente deixe eles livres para brincarem na natureza. Pode não parecer, mas uma simples vinda ao parque contribui muito para o desenvolvimento de cada um”, conta a professora Laura Fontana. 

“As crianças são uma prioridade em nossa gestão. Trabalhamos diariamente para proporcionar a elas um desenvolvimento de maneira global, por meio dos mais variados estímulos que farão toda a diferença agora e no futuro. Somos a Cidade das Crianças e acreditamos que uma cidade boa para as crianças é uma cidade boa para todos”, argumenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Para a gestora de Educação, Vastí Ferrari, o conceito do Programa Escola Inovadora traz o desemparedamento da escola e a criação de ambientes externos dentro dos eixos de ambiência, formação de educadores e qualidade de ensino.

Práticas como essa promovem o contato com a natureza, as experiências, a inovação, a investigação e são fundamentais para o aprendizado das crianças. “O estímulo para brincar ao ar livre e ao contato com a natureza faz parte do currículo jundiaiense. Dessa forma, proporcionamos aos meninos, meninas e aos educadores da escola momentos importantes e enriquecedores para todos. Além disso, contribuirá com o desenvolvimento global de cada uma dessas pessoas”, avalia a gestora.

[tdj-leia-tambem]