Equipe da UBS São Camilo realiza parto de Valentina Victória. (Foto: Divulgação)
Equipe da UBS São Camilo realiza parto de Valentina Victória. (Foto: Divulgação)

Valentina Victória completa um mês, nesta quinta-feira (30). Nasceu forte, saudável, com 3,025 kg e 46 cm. Mas quando nasceu surpreendeu a mãe, Gracieli Dias de Oliveira Santos, que fez 24 anos nesta terça-feira (28), e toda a família, que mora no Jardim São Camilo.

Como a mãe não se atentou ao prazo, o parto se transformou numa emergência, assistida pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. As dores começaram no dia 29 de junho, e na manhã do dia seguinte as dores apertaram. Ela foi socorrida e levada ao posto de saúde, onde ganhou o neném.

Detalhe, que atualmente a UBS do Jardim São Camilo passa por uma reforma completa para atender o conceito de Nova UBS, estabelecido pela Prefeitura de Jundiaí, com novo padrão de ambiência, acolhimento, tecnologia e assistência social.

Após os cuidados pediátricos com Valentina, o Samu levou mãe e filha ao Hospital Universitário (HU), onde foram concluídos os procedimentos clínicos.

Gracieli é casada e e tem outra filha de 4 anos. “O atendimento foi muito bom”, elogiou.

[tdj-leia-tambem]

Equipe preparada

O gestor de Promoção de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, repetiu o bordão que gosta de usar: “de básico, as UBSs (unidades básicas de saúde) só têm o nome”, ao comentar o assunto.

A pediatra Regina Trinca, gerente da UBS do São Camilo, fez parte da equipe que atendeu Gracieli e diz que é pouco comum emergências como o parto, atendido em 30 de junho.

“A maioria dos acompanhamos são de casos clínicos, odontologia e de pediatria, mas estamos prontos para dar sempre esse primeiro atendimento e fazer o encaminhamento necessário para qualquer tipo de urgência ou emergência”, informa a médica

Atualmente, a UBS tem sete mil pacientes ativos e dez mil cadastrados, na região do São Camilo.

Nova UBS

A Prefeitura de Jundiaí tem colocado em prática o conceito das Novas UBSs, reformando não só as estruturas, mas o conceito do atendimento.

“Todas estão aparelhadas para atender urgências e emergências, do ponto de vista do acolhimento, do atendimento médico e clínico e também tecnológico”, declara o gestor de Promoção de Saúde, que confirmou a raridade do atendimento emergencial a um parto.

Dentro da nova proposta das Novas UBSs já estão adequadas as do Jardim do Lago, Jundiaí Mirim, Rio Acima e Traviu. E em processo de reestruturação, estão as Novas UBSs da Vila Comercial, Corrupira, Retiro, Santa Gertrudes e Morada das Vinhas.

Com informações da Prefeitura de Jundiaí