Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O programa Patrulha Agrícola, promovido pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura de Jundiaí, tem aumentado cada vez mais os serviços executados em pequenas produções rurais. De janeiro a outubro de 2023, a ação trabalhou em uma área de 55 hectares. Ou seja, um aumento de 234% em relação ao mesmo período de 2022, que teve 16 hectares. Além disso, o número de atendimentos também cresceu, passando de 93, em 2022, para 124 neste ano – um aumento de 33%.

No programa, produtores podem contratar o serviço de maquinário de grande porte com preço abaixo do praticado no mercado. O objetivo do Patrulha Agrícola é subsidiar o investimento, uma política pública oferecida pela gestão municipal. Assim, o projeto disponibiliza serviços como preparação de solo com gradão, arado e roçadeira. Neste ano, o programa também ganhou serviços com encanteiradora, grade niveladora, distribuidor, entre outros.

“A Patrulha Agrícola é mais uma ação que mostra as políticas públicas bem estruturadas que Jundiaí oferece aos produtores rurais. Nós adquirimos novas máquinas nos últimos meses e incrementamos o orçamento, o que possibilitou a implementação de novos serviços de proteção ao agricultor”, lembrou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Apoio da Prefeitura

A família Lourenzon, do bairro Bom Jardim, contratou o serviço pela primeira vez. “É bom ter o apoio da Prefeitura para esse trabalho. Nós estamos trabalhando com a ideia de começar a plantação de uvas finas. Então esse serviço é muito bem-vindo”, disse o agricultor Wagner Lourenzon. No sítio, a família contratou o serviço de preparação de solo com gradão.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

“O aumento nos serviços reflete a nossa preocupação em ajudar o produtor a se fixar no campo. Muitas vezes, o pequeno agricultor não dispõe da variedade de maquinários, daí a importância de oferecer esses serviços a custo bem abaixo do mercado”, explica o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

Como participar do programa

Gilberto Bardi coordena o programa junto à UGAAT e acompanha a execução dos serviços nas propriedades rurais. De acordo com a pasta, a Prefeitura oferece o programa a todos os produtores rurais de Jundiaí. Ao verificar a necessidade do uso de equipamentos agrícolas, o interessado deve entrar em contato com o Departamento de Agronegócio da UGAAT.

“Nossa equipe técnica agenda um horário para ir até o local e analisar os serviços e maquinários necessários”, explica a diretora de Agronegócio da Prefeitura, Isabel Harder. “É cobrado um valor de R$ 64,66 hora/máquina, valor bem abaixo do mercado. Mas em casos de situações de vulnerabilidade, o subsídio pode chegar a 100%”.

Os interessados deverão fazer a inscrição das propriedades rurais no Departamento de Agronegócio da UGAAT, no Paço Municipal – 5º andar – Ala Norte, das 9 às 17 horas. Em caso de dúvidas os produtores podem entrar em contato pelos telefones 11 4589-8581/8872/8692.A propriedade deve estar inserida total ou parcialmente no município de Jundiaí e possuir o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

[tdj-leia-tambem]