
O evento Rúcula Festival de Artes, que ocorreria nos dias 23 e 24 de novembro, no Estádio Doutor Jayme Cintra, foi cancelado. De acordo com a organização do evento, o motivo foi uma atração LGBT que causou “desconforto” na diretoria do clube.
Em nota oficial, o Paulista Futebol Clube alegou que fez solicitação aos organizadores do evento para que “não houvesse nenhum tipo de exibição que levantasse bandeiras” por “limitação existente no estatuto” do clube.
A organização do evento disse também, em nota, que o desconforto por parte do Paulista foi em relação a uma das atrações, “de orientação LGBT, condicionando a cessão do estádio, firmada em contrato, à retirada dos artistas em questão do festival”.
A atração que causou o atrito entre a organização e o Paulista foi a intervenção artística que seria feita pelo “Baile das Gayrotas”. Para a organização, o evento tem “uma preocupação com a representatividade”.
“Reiteramos que esse festival preza de forma absoluta e inquestionável pela pluralidade e multiplicidade, discordando dessa postura. Assim, em respeito aos artistas, público e demais envolvidos, o Rúcula se nega a acatar esta interferência em nossa curadoria, ainda que isso custe-nos a não cessão do uso do estádio”, continuou a nota da organização.
O evento, em formato de festival, estava programado para ter mais de 30 atrações, incluindo bandas, DJs, perfomances de teatro e circo, projeções ao vivo, feira criativa, exposição de fotos, exibição de filmes e food trucks.
Para os que compraram os ingressos, a organização informa que os reembolsos serão feitos via plataforma Sympla. Para quem adquiriu em um dos pontos de venda, basta ir até o local para resgatar o valor integral. Já os que compraram no Bar do Haules, poderão resgatar a partir do dia 25 de novembro.
Notas oficiais
Confira a nota na íntegra divulgada pela organização do evento:
“O Rúcula – Festival de Artes não mais acontecerá no Estádio Dr. Jayme Cintra. A organização do evento, em respeito à confiança depositada por seu público, artistas e fornecedores, esclarece:
Após a divulgação da programação do evento, o Paulista Futebol Clube manifestou desconforto com relação a uma de nossas atrações, de orientação LGBT, condicionando a cessão do estádio, firmada em contrato, à retirada dos artistas em questão do festival.
O fato de o evento contar com aproximadamente trinta atrações, de diferentes gêneros, linguagens, estilos musicais e raças, significa para o Rúcula uma preocupação com a representatividade. O clube alega, no entanto, que o festival “levanta bandeiras”.
Reiteramos que esse festival preza de forma absoluta e inquestionável pela pluralidade e multiplicidade, discordando dessa postura. Assim, em respeito aos artistas, público e demais envolvidos, o Rúcula se nega a acatar esta interferência em nossa curadoria, ainda que isso custe-nos a não cessão do uso do estádio.
Faremos um festival ainda mais bonito, mais plural e mais divertido. Mais informações em breve.
O evento dos dias 23 e 24 de novembro, porém, está cancelado. Contamos com o apoio de todos aqueles que compreendem a importância de uma sociedade mais tolerante e plural. Cultura e arte servem para semear estes valores”.
Confira a nota na íntegra divulgada pelo Paulista Futebol Clube:
“O Paulista Futebol Clube vem a público para esclarecer sobre alguns pontos. Na primeira reunião realizada com os representantes e idealizadores do evento ora em pauta, fora solicitado que não houvesse nenhum tipo de exibição que levantasse bandeiras, quer elas fossem no âmbitos religiosos, políticos, raças e gêneros, isso tudo em função de uma limitação existente no estatuto social na qual não é permitido tal manifestação.
E essa solicitação foi acatada em reunião. Porém, para a nossa surpresa, a organização do evento decidiu quebrar o acordo – que foi feito em reunião, com várias pessoas presentes, violando assim, a única solicitação feita pelo clube.
É importante ressaltar que o Paulista Futebol clube cederia sem ônus o estádio Dr. Jayme Cintra para a organização do evento, ou seja, sem custo para os organizadores.
O Paulista FC é uma instituição esportiva e, mesmo com tantas outras tendo negado receber o evento em nossa cidade, nós abrimos as portas do estádio para a organização, apenas colocando algumas condições, respeitando o nosso estatuto.
Lamentamos o não cumprimento das solicitações, ressaltando que o Paulista Futebol Clube está disposição para todos que queiram realizar eventos, porém desde que se submetam as condições impostas pelo clube. Temos conhecimento das manifestações contrárias a essa decisão, que respeitamos, assim como manifestamos nosso irrestrito apoio a todas as opções culturais e comportamentais, sem exceção. O que é importante ressaltar é que o clube se limita a cumprir com o que está devidamente registrado em seu estatuto. Portanto tudo que aquilo que o contraria não pode ser realizado.
O Paulista Futebol Clube fica a disposição para maiores esclarecimentos, se eximindo de qualquer responsabilidade assumida pela organização do evento”.