Curso para a equipe do PEAMA.
PEAMA participa de capacitação (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Os profissionais e estagiários do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) da Prefeitura de Jundiaí, estão participando de uma capacitação promovida pelo projeto Paradesporto Brasil + Acessível.

A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Estudos em Paradesporto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ocorre em duas etapas: a primeira foi realizada na sexta-feira (23) e a próxima está marcada para o dia 30 de maio, na Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEF).

Modelo propõe estratégias para além da inclusão

O conteúdo da capacitação apresentou o tema ‘Modelo de Desenvolvimento Paradesportivo’, com o objetivo de debater estratégias que vão além da simples inclusão, buscando a formação de atletas de alto rendimento. Além disso, o projeto reforça o impacto positivo do esporte adaptado no desenvolvimento pessoal e social dos participantes.

A diretora do PEAMA, Vanessa Rancoletta, ressaltou a importância desse aprendizado para a qualificação do trabalho desenvolvido pela equipe:

“Essas capacitações e modelo trazem novas perspectivas e técnicas que enriquecem nosso trabalho diário. Baseado em um modelo Olímpico, ele foi desenvolvido nas características do universo da pessoa com deficiência. Nosso objetivo é viabilizar a aplicação deste modelo em algumas atividades do PEAMA”, destacou.

Projeto visa construir modelo nacional respeitando as especificidades

A capacitação é organizada pela professora da Unicamp, Mariana Gomes, e pelo professor e coordenador do Núcleo de Estudos em Paradesporto da Unifesp, Ciro Winckler. Ele explicou que a proposta é criar um modelo nacional que respeite as particularidades de cada atleta e promova oportunidades desde a iniciação esportiva até a carreira profissional.

“A capacitação busca preparar as ações que vão desde a primeira infância até o alto rendimento. Queremos ajudar a potencializar as ações do PEAMA, não apenas na inclusão, mas no atendimento ao atleta como um todo. É importante uma trajetória mais consolidada no esporte”, ressaltou Ciro.

[tdj-leia-tambem]

Formação continuada fortalece o paradesporto em Jundiaí

A participação dos profissionais do PEAMA nesta capacitação reforça o compromisso da Prefeitura de Jundiaí com o desenvolvimento e a valorização do paradesporto, ampliando as possibilidades de atuação da equipe e o impacto positivo na vida dos participantes.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4