Reunião do PEIEX.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí foi palco de um encontro estratégico promovido pelo Sebrae-SP e pela ApexBrasil, que apresentou a empresários e autoridades da região o PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação. A iniciativa marca o início de uma nova etapa de incentivo à internacionalização de micro e pequenas empresas do município e cidades vizinhas.

O evento reuniu representantes dos municípios de Jundiaí, Francisco Morato e Caieiras, além da Associação Comercial de Jundiaí, reforçando a importância regional do programa. A ação gratuita é coordenada pela ApexBrasil e realizada em parceria com o Sebrae, com o objetivo de preparar empresas brasileiras para o mercado internacional de forma estruturada, inovadora e competitiva.

Capacitação com foco na competitividade e inovação

O núcleo regional do PEIEX, sediado em Campinas, será responsável por atender 375 empresas da região, que inclui Jundiaí e Piracicaba, ao longo dos próximos 24 meses. A metodologia do programa prevê:

  • Diagnóstico empresarial personalizado
  • Treinamentos em comércio exterior
  • Consultorias especializadas
  • Elaboração de planos de exportação sob medida

O foco é aumentar a competitividade, fomentar a inovação e facilitar o acesso a novos mercados para os pequenos negócios.

Jundiaí aposta na internacionalização para fortalecer a economia

Para o gestor da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí, Humberto Cereser, a chegada do PEIEX acontece em um momento chave.

“Jundiaí é um dos principais polos produtivos do Estado de São Paulo e tem um ecossistema empresarial altamente qualificado. Estimular a internacionalização das nossas empresas é uma forma de fortalecer ainda mais a economia local, gerar empregos e ampliar a presença do município no cenário global”.

A proposta também está em sintonia com as diretrizes da atual gestão. Segundo a assessora de Cooperação Internacional da Prefeitura, Laura Comparato, o programa está alinhado com os objetivos de internacionalização da cidade.

“Para nós, a internacionalização do município é uma prioridade, e apoiar iniciativas como essa torna-se estratégico. Além de ampliar as possibilidades para o empresariado local, o programa oferece todo o suporte técnico necessário para que as empresas estejam preparadas para atuar no mercado internacional de forma estruturada e competitiva”.

Sebrae e ApexBrasil unem forças para ampliar o alcance do programa

Durante o encontro, o coordenador geral do PEIEX, Olavo Furtado, destacou a importância da parceria entre as instituições. “Nosso objetivo é centralizar em apenas uma instituição o treinamento e a prestação de serviço para as empresas, neste caso, as micro e pequenas. Além disso, a ideia também é fortalecer a atuação regional do programa, ampliando o alcance da qualificação e promovendo o acesso a novos mercados”.

A analista de negócios do Sebrae-SP, Renata Quintas, também enalteceu o potencial das empresas locais. “Acreditamos muito na força das empresas da região de Jundiaí e no potencial que elas têm para alcançar o mercado internacional. Essa parceria com a ApexBrasil por meio do PEIEX é uma grande oportunidade para ampliar horizontes e mostrar que micro e pequenas empresas também podem competir globalmente”.

Inscrições e próximos passos

As inscrições para o PEIEX terão início no segundo semestre de 2025. Empresários interessados podem obter mais informações diretamente com Renata Quintas pelo telefone (11) 4523-4486.

Além das autoridades já mencionadas, também representaram Jundiaí no evento o diretor de Ciência e Tecnologia da UGDECT, Tiago Antunes, e o assessor da UGDECT, Mark Willian. A participação da cidade reforça seu papel como eixo estratégico de desenvolvimento econômico, com foco em inovação, tecnologia e geração de oportunidades.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4