
Em meio aos desafios da pandemia que atingiu o mundo inteiro, uma história de talento e paixão pela música começou a ser escrita, protagonizada pela pequena Laura Mayumi, então com 5 anos de idade.
A jovem pianista de Jundiaí, hoje com 8 anos, descobriu seu dom quando o pai, Thiago Alves, trouxe para casa um tecladinho que ele ganhara de presente ainda criança e estava guardado na casa dos avós. A primeira ideia de Thiago era que o instrumento servisse para a brincadeira dos filhos, Laura e Pedro, durante o período de isolamento.
Emocionado, Thiago compartilhou conosco como a trajetória musical de sua filha começou a se desenhar. Ele observou que a pequena assistia a programas infantis na televisão e conseguia reproduzir as músicas de ouvido no teclado logo após vê-las na tela.
“Eu percebia que a Laura assistia Pepa Pig, Masha e o Urso, ia lá no teclado e começava a tirar as músicas de ouvido. Isso com 5 anos!”, revela o pai orgulhoso. “Eu até falava para Suzi, minha esposa, ‘você que ensinou para ela?’ Minha esposa falou, ‘não, ela que está tirando sozinha’.”
A descoberta do talento de Laura foi tão surpreendente que até mesmo sua mãe, que fizera aulas de piano durante 10 anos quando criança – e ironicamente hoje não gosta de tocar o instrumento – ficou admirada com a habilidade da filha. Já o pai, curiosamente sempre quis aprender a tocar piano, e há um ano e meio finalmente realizou seu desejo.
E assim a paixão de Laura pela música começou a desabrochar. Ainda em tempos de isolamento, Thiago contratou uma professora de piano online para trabalhar especialmente a mão esquerda da pequena pianista, focando nos acompanhamentos. O progresso foi notável e logo que as atividades presenciais foram retomadas, Laura foi matriculada em uma escola de música.
A escola também não demorou a reconhecer o talento de Laura. Mesmo tão novinha, ela conseguia tocar diversas músicas de maneira impressionante, muitas sem sequer olhar para as partituras. “E nos momentos em que algum professor dá uma partitura na mão dela, algo que levamos um ou dois meses pra tirar uma música, ela faz em uma semana”, relata o pai orgulhoso.
A jovem pianista já fez diversas apresentações a convite de estabelecimentos da cidade, e ainda conta com uma agenda movimentada, incluindo exibições no Maxi Shopping, o Rocket 88 e o Boliche Phoenix.
Numa ocasião especial, em um hotel em Minas Gerais, Laura surpreendeu a todos ao tocar um piano de meia cauda, atraindo espectadores que ficaram maravilhados com seu talento, sem antes mesmo de conseguirem enxergar quem estava atrás do instrumento. Até um saxofonista se juntou a ela para uma emocionante performance improvisada.
Thiago conta que não cobram cachê, pois por enquanto não pensam na questão financeira, e sim na diversão da pequena que adora se apresentar e compartilhar seu amor pela música, o qual é inegável. Segundo o pai, muitas vezes eles precisam incentivá-la a fazer pausas, “Laura é tão apaixonada que às vezes a gente ‘briga’ com ela, porque quando acorda, não vai nem ao banheiro, vai direto para o piano”, relata sorridente.
Com apenas 8 anos, o futuro musical da pequena Laura parece promissor, e seus fãs estão ansiosos para ver como sua trajetória musical se desdobrará nos próximos anos. “E não foi nada que a gente forçou ou obrigou, sempre foi ela que quis, é a paixão dela”, conclui Thiago, certamente um dos seus maiores admiradores.