Cortes
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A tarde deste sábado (7) foi marcada por tradição, integração regional e emoção durante mais uma edição da Pisa da Uva, realizada dentro da programação da 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos de Jundiaí. Diferente das edições anteriores, o evento contou com a participação das Cortes da Uva de outras quatro cidades da região: Vinhedo, Valinhos, Jarinu e Itupeva.

Além de prestigiar o encontro das rainhas e princesas, o público também pôde repetir um dos costumes mais antigos dos produtores italianos que chegaram ao Brasil.

A fila para participar da pisa da uva, feita com os pés dentro da tradicional tina de madeira, foi grande ao longo da tarde. A atividade representa um resgate das raízes culturais e proporciona uma verdadeira imersão na história da imigração italiana que marcou a formação da cidade.

Integração regional marca edição especial da Pisa da Uva

O prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, participou da atividade e recepcionou as cortes das cidades vizinhas. A pisa da uva foi realizada em frente ao palco Uva Niágara Rosada de Jundiahy, no pavilhão Vila do Vinho, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva).

“Esta é mais que uma festa, é o cartão-postal de Jundiaí e o maior evento do gênero da América Latina. Aproveito para cumprimentar as cortes da uva das quatro cidades vizinhas”, disse Gustavo Martinelli.

Emoção dentro da tina de madeira

A rainha da Festa da Uva de Jundiaí 2026, Suelen Faria, participou da pisa ao lado das princesas jundiaienses Bárbara e Maria Fernanda e da Miss Pérola Negra Andreina.

“Estar na festa e na pisa da uva é uma honra. Uma tarefa que exerço com amor e alegria”, disse Suelen.

Segundo a rainha, o momento também foi especial por compartilhar a experiência com representantes de outras cidades. “Estou emocionada com a pisa e pelo fato de estarmos no último final de semana da Festa da Uva. É mágico para mim vivenciar tudo isso”.

A rainha da Festa da Uva de Vinhedo, Ligia Maria Ferreira Leite, que participa pela primeira vez da tradição, também destacou a importância do resgate cultural. “Esta é a primeira pisa da uva da qual participo. Estou honrada com o convite. Este tipo de tradição não se pode perder”, completou.