
A Prefeitura de Jundiaí retomou as obras da piscina adaptada no Complexo Aquático Devanir Penteado Junior, localizado no CECE Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão. Paralisada desde 2023, a construção está sendo realizada pelas Unidades de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), com apoio da DAE.
O novo espaço será uma piscina pública semiolímpica, com 25 metros de comprimento, 12,5 metros de largura e 1,5 metro de profundidade. O equipamento foi projetado com foco na acessibilidade e no atendimento a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, especialmente os alunos do PEAMA (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas).
Inclusão como prioridade
Durante visita às obras, o prefeito Gustavo Martinelli reforçou o compromisso da administração com a inclusão social por meio do esporte.
“A piscina adaptada é um espaço essencial para que todos possam usufruir desse equipamento público. Nós vamos dar mais oportunidades e proporcionar aos assistidos pelo PEAMA uma piscina que ofereça todas as condições necessárias para aprendizagem e melhoria na qualidade de vida. A piscina adaptada é uma reivindicação antiga. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente acessível a todos, onde o esporte e a inclusão caminham juntos”, afirmou Martinelli.

De acordo com o Departamento de Obras da UGISP, o prazo estimado para a conclusão da obra é de 240 dias, o equivalente a 8 meses.
Ganhos para os educadores e ampliação do atendimento
A gestora da UGEL, Rita Orsi, celebrou a retomada da obra como uma conquista para a cidade e para os profissionais do esporte adaptado.
“Essa piscina vem como a realização de um grande sonho. Há tempos os educadores esportivos desejam um espaço adequado para aplicar as atividades com mais segurança e conforto, especialmente para crianças e pessoas com deficiência. Estamos felizes com a retomada das obras. Significa melhora nas atividades e aumento da capacidade de atendimento para a população”.
Atualmente, o PEAMA conta com 243 alunos e utiliza a piscina olímpica do Bolão. Com a nova estrutura, a expectativa é ampliar em 25% o número de atendimentos.
Estrutura 100% acessível
O projeto da piscina adaptada inclui diversos recursos para garantir acessibilidade e conforto aos usuários:
- Rampa de acesso com corrimão;
- Prainha para lava-pés;
- Elevador de piscina;
- Profundidade reduzida para facilitar o trabalho dos educadores;
- Espaço destinado ao uso de alunos iniciantes.
A diretora do PEAMA, Vanessa Rancoletta, destacou o impacto positivo da nova piscina. “Hoje temos 243 alunos matriculados. Com a piscina adaptada conseguiremos atender parte da nossa demanda reprimida e reduzir a lista de espera. Uma segunda piscina pública, totalmente adaptada, é um avanço significativo em acessibilidade e mostra o olhar sensível da administração para as pessoas com deficiência”.
Felipe Bonança, gerente de projetos da UGEL, reforçou o caráter transformador da obra:
“Essa piscina é um equipamento fundamental, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Além de melhorar a qualidade do atendimento prestado pelo PEAMA, ela vai permitir ampliar o número de beneficiados. Hoje temos apenas uma piscina pública no município. Ter mais uma significa repensar e melhorar o atendimento oferecido”.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4