Investimento de R$ 2,4 milhões trouxe a tranquilidade para os moradores
Investimento de R$ 2,4 milhões trouxe a tranquilidade para os moradores

Os moradores do Jardim Tulipas durante muitos anos sofreram com os prejuízos causados pelas fortes chuvas em Jundiaí. Isso acontecia porque não havia no bairro m sistema de escoamento de águas pluviais adequado e as casas e comércios acabavam sendo invadidas pela água.

Mas em 2019, com obras entregues pela prefeitura, inclusive um “polder”, mais conhecido como piscinão, trouxe o alívio que os moradores precisavam. Junto com ele foi feito o desassoreamento do Rio Jundiaí e também implantadas galerias na parte mais crítica do bairro, por conta disso não houve mais nenhum registro de problemas causados pela chuva.

Morador do bairro há cinco anos, Cairbar Baldini, revela “a chuva alagava tudo dentro de dois ou três quarteirões. O estrago era quase total”. Outro morador ainda relata que passou meses por momentos difíceis com as dificuldades “eu perdi tudo que tinha. Passei três meses dormindo num colchão, depois de ver meus móveis e eletrodomésticos danificados. Só não perdi o carro porque quando a chuva caiu ele não estava na garagem”, emendou o montador Alan Anderson Prudêncio, que mora na Rua Armando Malite há 13 anos.

Milhões de litros

O polder do Jardim Tulipas tem capacidade para 7 milhões de litros de água e 200 metros de extensão. Trata-se de uma estrutura hidráulica artificial, uma das mais clássicas técnicas de drenagem para controle de enchentes em locais de baixa altitude próximas a rios, áreas ribeirinhas em geral e do mar. O sistema é composto por diques (muros), reservatórios, dutos e bombas.