Plano de Desenvolvimento Econômico: Jundiaí quer atrair mais empresas e investimentos; entenda
Connect with us

Jundiaí

Plano de Desenvolvimento Econômico: Jundiaí quer atrair mais empresas e investimentos; entenda

Após apresentação, a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou o Plano de Desenvolvimento Econômico na internet.

Published

on

Atualizado há

Prefeito Luiz Fernando Machado: “Conjugação do desenvolvimento econômico com a qualidade de vida” (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (22), a Prefeitura de Jundiaí apresentou o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII). O trabalho, realizado pela Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, durou nove meses e reuniu opiniões e apontamentos feitos por meio de 14 oficinas e mais de 1,6 mil entrevistas com instituições, empreendedores, estudantes, profissionais de diversas áreas, servidores públicos e entidades ligadas ao setor econômico da cidade.

O objetivo é pensar o desenvolvimento econômico e social do município nos próximos anos. Agora, a população pode conferir o material pela internet. “O plano é algo muito substancial. Tenho 20 anos na vida pública com mandatos e poucas vezes vi um trabalho tão profundo realizado em Jundiaí, que foi muito debatido por todos nós pelos desafios que a cidade tem”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado, na abertura.

“Um deles é a conjugação do desenvolvimento econômico com a qualidade de vida que nós adquirimos. Por isso é fundamental nos debruçarmos sob a ótica técnica, para termos a garantia de que estamos no caminho certo. Não queremos ser uma cidade grande, queremos continuar a ser uma grande cidade”, completou.

Potencialidades

Entre os pontos de maior destaque estão a definição de potencialidades e investimentos em eixos estratégico. Um exemplo é a internacionalização de Jundiaí, para atrair novas empresas, mais empregos e investidores. Além disso, Jundiaí investe na valorização do comércio local – principalmente os pequenos e microempreendedores. A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo exibiu um documentário sobre o trabalho de produção do plano. A obra mostrou os passos e ouviu personagens que fizeram parte das oficinas.

“O plano foi construído através de uma escuta ativa (da população) muito forte. Penetramos na camada mais essencial da cidade e foi um processo muito rico. Foram nove meses de escuta, dialogando com quem faz o PIB (Produto Interno Bruto) de Jundiaí. Sob a ótica do planejamento, inclusive, o PDEII vai dialogar diretamente com outros planejamentos estratégicos que temos para o município, como o Plano de Saneamento e o Plano da Primeira Infância. A partir do planejamento, nós mostramos que temos um rumo para a cidade. Agradeço aos nossos servidores que labutam diariamente para que nossa cidade se desenvolva cada vez mais, seja mais próspera e mais humana”, afirmou José Antonio Parimoschi.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Para o gestor adjunto de Empreendedorismo e coordenador do PDEII, Wagner Soares, “o plano nos possibilitará uma maior assertividade nas políticas públicas de desenvolvimento econômico e inovação, articulando as ações com os demais atores sociais, em especial, para melhorar o ambiente de negócios e potencializar a geração de empregos”.

Jundiaí

Dia Mundial da Paralisia Cerebral: mãe atípica relata desafios e sonhos: ‘Somos as pernas que os farão andar’

O jornal Tribuna de Jundiaí entrevistou Ana Paula Farias Santana, mãe de Antonella, que recebeu um diagnóstico de paralisia cerebral.

Published

on

Ana e Antonella, que tem Paralisia Cerebral
Foto: Arquivo Pessoal

Neste domingo (6), é celebrado o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. A data foi criada para promover e discutir os direitos das pessoas com paralisia cerebral e é celebrada em mais de 75 países.  O Tribuna de Jundiaí conversou com Ana Paula Farias Santana, mãe de Antonella, que foi diagnosticada com a condição. Com 36 anos, Ana trabalha com vendas de…

Continue Reading

Jundiaí

Paróquia da Vila Arens e UIPA darão benção de São Francisco de Assis nos animais

Evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis.

Published

on

Benção de São Francisco de Assis
Benção de São Francisco de Assis nos animais começa às 9h30, neste sábado, 5 de outubro (Foto: Reprodução/ Instagram @uipa.jdi)

Neste sábado (5), a partir das 9h30, a UIPA - União Internacional Protetora dos Animais e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Vila Arens, em Jundiaí (SP), realizarão a benção de São Francisco de Assis nos pets. O evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis. A Paróquia fica…

Continue Reading

Jundiaí

Parque do Corrupira: revitalização avança com construção de novas quadras esportivas

O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros dois parques. Confira!

Published

on

Parque do Corrupira em obras.
O investimento do Parque Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Parque do Trabalhador, conhecido popularmente como Parque do Corrupira, de Jundiaí (SP), teve suas obras de revitalização iniciadas em todo o espaço. O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros parques (Eloy Chaves e Jardim das Tulipas). O investimento do Parque do Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões e, ao todo com os outros parques, o…

Continue Reading

Jundiaí

Bazar do Hospital São Vicente será realizado na próxima quarta-feira (9)

As doações são recebidas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h30, no mesmo endereço do Bazar do Hospital São Vicente: Rua Dr. Leonardo Cavalcanti, nº 350.

Published

on

Bazar Hospital São Vicente
Foto: Divulgação

O tradicional Bazar do Voluntariado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) já tem data marcada para o mês de outubro. O evento, bastante conhecido pela população de Jundiaí e região, acontecerá no dia 9, quarta-feira, das 8h às 16h. Os visitantes poderão encontrar uma ampla variedade de produtos, como roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, artigos de decoração, roupas…

Continue Reading

Jundiaí

APAE Jundiaí é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil

A premiação avaliou cinco critérios: Causa e Estratégia de Atuação, Responsabilidade, Gestão, Financiamento e Transparência na Comunicação.

Published

on

Fachada da Apae Jundiaí
Premiação avaliou cinco critérios, entre eles gestão e planejamento, comunicação e prestação de contas (Foto: Divulgação/ APAE Jundiaí)

Nesta quinta-feira (3), a APAE Jundiaí foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, em uma das mais prestigiadas premiações do terceiro setor. O Prêmio Melhores ONGs, organizado pelo Instituto Doar e pelo Instituto O Mundo Que Queremos, destaca as organizações que se sobressaem em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. A premiação avaliou as organizações inscritas com…

Continue Reading
Advertisement