
Representantes da Prefeitura de Jundiaí participaram, nesta segunda-feira (12), do evento de apresentação dos Cadernos Temáticos do Plano de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (PDUH) 2040, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).
O encontro foi realizado na Universidade de São Paulo (USP) e reuniu autoridades estaduais e municipais da macrometrópole paulista.
A proposta do evento foi apresentar os estudos técnicos que vão orientar políticas públicas nos próximos 15 anos, com foco em urbanismo, habitação, mobilidade, infraestrutura, meio ambiente e enfrentamento das mudanças climáticas.
Jundiaí alinhada ao planejamento estratégico estadual
O município foi representado por Jeferson Coimbra, superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS); pelo coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez; e por Rafael Negrin, gerente de projetos da FUMAS.
Eles acompanharam de perto as discussões que integram os três eixos centrais do PDUH 2040: Urbanismo e Habitação Social, Infraestrutura e Mobilidade, e Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Para Jeferson Coimbra, a participação de Jundiaí é estratégica. “É fundamental que Jundiaí esteja alinhada com as diretrizes estaduais, principalmente em temas tão relevantes como habitação e planejamento urbano. Os dados apresentados nos cadernos temáticos nos ajudam a entender melhor os desafios e as oportunidades que temos pela frente, além de possibilitar a integração de políticas públicas mais eficazes para nossa população”, afirmou.
Planejamento baseado em dados e ações estruturais
Os Cadernos Temáticos reúnem diagnósticos sobre a realidade urbana e habitacional do Estado de São Paulo, mapeando vulnerabilidades socioterritoriais e ambientais, além de aspectos da dinâmica econômica e da infraestrutura das cidades.
As informações darão base para ações concretas e regionalizadas, visando à redução das desigualdades e ao fortalecimento da qualidade de vida nas diferentes regiões do estado.
O coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez, reforçou a relevância dos dados apresentados.
“Eventos como esse proporcionam uma visão ampla e integrada dos riscos e vulnerabilidades que enfrentamos, principalmente diante das mudanças climáticas. Com base nos estudos apresentados, podemos planejar ações preventivas e estruturais mais assertivas, garantindo mais segurança e resiliência para a nossa cidade”, declarou.
Integração e futuro das cidades paulistas
Durante o evento, o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, representando o secretário da SDUH, destacou o papel estratégico dos cadernos como instrumento para um planejamento urbano eficaz e transformador.
“O que temos, hoje, nos permite produzir planos de verdade, com investimentos até 2040, para reduzir as desigualdades e potencializar o sucesso que é viver em cada uma das nossas cidades. A oferta do caderno acaba por estimular muitos outros trabalhos. Planos que não transformam a vida da sociedade não podem ser apresentados como planos”, pontuou.
A proposta ainda inclui a criação de uma plataforma colaborativa e o monitoramento das metas do PDUH, garantindo mais transparência, participação e acompanhamento dos resultados esperados até 2040. Entre as prioridades, estão a melhoria do transporte público, acessibilidade urbana e o fortalecimento da resiliência frente às mudanças do clima.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]