
Em celebração à Semana da Árvore, o plantio de árvores em Jundiaí mobiliza escolas, população e empresas privadas. A ação, liderada pela Prefeitura de Jundiaí, acontece ao longo desta semana e contempla o plantio de mais de 500 mudas em diferentes regiões.
Coordenado pelo Departamento de Parques, Jardins e Praças da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP), o projeto tem como finalidade estimular a preservação ambiental e ampliar as áreas verdes urbanas. A iniciativa conta com a participação ativa da sociedade civil, promovendo a conscientização coletiva sobre a importância das árvores na cidade.
Alunos participam do plantio no Bolão
Na quarta (17) e quinta-feira (18), alunos dos quatro períodos do Triathlon do CECE Nicolino de Lucca, o Bolão, protagonizaram o plantio de árvores em Jundiaí. As crianças realizaram o plantio no entorno do ginásio e assumiram a responsabilidade pelo cuidado das mudas.
Segundo Anelise Padovani, ecóloga e chefe de paisagismo e áreas verdes da SMISP, o foco está na utilização de espécies nativas. “O plantio viário é essencial para compensar o déficit de arborização. Como a malha viária é mais homogênea do que as áreas verdes, ela permite um equilíbrio ambiental mais efetivo”, explica.
Benefícios ambientais e urbanos do plantio
Além de embelezar o ambiente urbano, o plantio de árvores em Jundiaí contribui para a melhoria da qualidade do ar, regulação térmica e redução da poluição atmosférica. “As árvores ajudam a melhorar o microclima e a qualidade de vida nas cidades”, reforça Anelise.
A arborização urbana, portanto, torna-se uma aliada estratégica no combate aos efeitos das mudanças climáticas e na promoção da sustentabilidade municipal.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		