Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (19), os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças) e Sinésio Scarabello (Planejamento Urbano e Meio Ambiente) receberam um grupo de protetoras de animais de Jundiaí. O vereador e fundador da ONG Bicho Legal, Leandro Palmarini intermediou o encontro. Na reunião, a gestão pública e os protetores debateram as principais demandas e formas de avançar em políticas públicas que contemplem a causa animal.

As protetoras compartilharam com a administração pública as principais dificuldades enfrentadas e algumas sugestões para melhoria da prestação do serviço público. Agora, a gestão avaliará e organizará as demandas dentro de um cronograma e das possibilidades.

Políticas públicas em Jundiaí

Jundiaí apresenta uma série de políticas para promoção do bem-estar animal. O Departamento do Bem-Estar Animal (DEBEA) realiza o apoio a protetores, atendimento clínico veterinário para a população de baixa renda, adoção, entre outros serviços. O Departamento também ganhará uma nova e ampliada sede, que está em fase inicial de obras.

Além disso, uma lei do Poder Executivo institui a obrigatoriedade da identificação, registro e microchipagem de cães e gatos. A medida visa mitigar o abandono de animais, além de auxiliar em casos de perdas e elaboração de políticas públicas estratégicas. Além disso, em parceria com a ONG Bicho Legal, Jundiaí também realiza mutirões de castração. Ao todo, foram mais de 26 mutirões e mais de sete mil castrações desde o ano de 2010.

“A conversa com as pessoas envolvidas na causa é fundamental para um diagnóstico assertivo e para a construção de politicas públicas que melhoram o bem-estar dos animais e protetores. Temos um cardápio de serviços oferecidos pelo município, mas estamos em fase de aprimoramento e ampliação desses serviços”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Os interessados em conferir os dados sobre a quantidade de animais abrigados pelo DEBEA, adotados por intermédio do departamento ou a quantia de procedimentos realizados por eles, podem acessar o Observatório Jundiaí.