
Jundiaí reafirma sua posição como referência em políticas públicas voltadas à Primeira Infância. Nos últimos dias, o município recebeu comitivas intersetoriais de Barueri, Bauru, Osasco e Piracicaba, que vieram conhecer de perto as ações e os espaços dedicados à valorização e ao desenvolvimento integral das crianças.
Comitiva conhece modelo intersetorial de Jundiaí
Cerca de 35 profissionais participaram das visitas técnicas, entre equipes técnicas, coordenadores, gerentes e supervisores das Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e Governo das cidades visitantes. Conselheiros tutelares e integrantes dos Conselhos dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes também integraram os grupos.
Divididas em equipes, as comitivas conheceram a Fábrica das Infâncias Japy, espaço símbolo da atuação da cidade na Rede Urban95, o Mundo das Crianças e o Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (Ciempi) — equipamentos que materializam a visão de uma cidade pensada a partir do olhar das crianças.
“Jundiaí é uma referência neste segmento”
As visitas foram conduzidas pela articuladora regional da Primeiríssima Infância e apoio técnico da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (SMSP), Gerusa Moura, que destacou o caráter colaborativo do encontro.
“Cada um dos grupos teve a sua motivação para nos procurar, seja para a construção do Plano da Primeira Infância, seja para conferir os espaços e a forma como eles se relacionam com a política pública. O que fica desta troca é esta conclusão de que Jundiaí é uma referência neste segmento e que a forma como a temática é tratada de maneira intersetorial na Prefeitura tem em muito a contribuir para os outros Municípios e suas crianças”, comentou.
Experiência prática e inspiração para novas políticas
Entre os destaques das visitas, a coordenadora de Políticas Públicas Educação e Gestão da Educação Infantil de Bauru, Luciane Ubeda, ressaltou a importância da troca de experiências.
“Estamos desenvolvendo a construção do nosso Plano Municipal da Primeira Infância e Jundiaí é uma referência em políticas públicas para as Infâncias, um Município que valoriza as crianças, olha e trabalha para garantir os seus direitos. E vimos isso na prática, por exemplo, no Ciempi, onde pudemos prestigiar o projeto ‘Origem: a biblioteca das coisas’, onde vimos a materialização da intencionalidade das vivências para o desenvolvimento de propostas com as crianças”, afirmou.
Trabalho conjunto e troca de saberes
As visitas também contaram com a presença da equipe da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS): a coordenadora de Primeira Infância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Larissa Fernandes; a supervisora do programa Criança Feliz, Luciana Marques; e a visitadora do programa, Mirelly de Aguiar.
O encontro reforça o compromisso de Jundiaí em compartilhar boas práticas e inspirar outras cidades a desenvolverem políticas integradas e eficazes para garantir o bem-estar e o pleno desenvolvimento das crianças.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		