
Letícia Silva, que passou por atendimento médico na Clínica da Família Ponte São João, em Jundiaí (SP), destaca a eficiência e organização do espaço que foi entregue em setembro, junto do Pronto Atendimento (PA), à população.
“Vim conversar e vou passar pela consulta. Gostei muito. O novo espaço está bem diferente e bastante organizado”, comenta a usuária.
A consulta foi agendada no modelo de atendimento chamado Acesso Avançado, uma das novidades do equipamento de saúde.
O novo espaço da Ponte São João que atende referenciados da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Aparecida garante atendimento de qualidade, presencialmente e por teleinterconsulta de 14 especialidades.
Para o prefeito Luiz Fernando Machado, o primeiro mês de atendimento do novo PA Ponte São João e Clínica da Família demonstra a importância do serviço de saúde na região. “São mais de 9 mil pessoas que tiveram suas demandas atendidas no local. Com o equipamento robusto e dotado de tecnologia para a elucidação diagnóstica, é ampliada a oferta de serviços e a resolutividade para os moradores da região Leste. Para completar a descentralização na cidade, em dezembro, o PA Progresso estará em operação”, antecipa.
Outros diferenciais da unidade estão no acréscimo da oferta de exame de ultrassonografia e as consultas eletivas com especialistas, reduzindo o tempo de espera para a especialidade.
[tdj-leia-tambem]
No primeiro mês de operação, o serviço acumulou 5.416 atendimentos. Desses, 782 foram com a equipe de enfermagem, 1.373 com médicos da Estratégia de Saúde da Família, 696 atendimentos odontológicos e 2.565 atendimentos gerais que incluem vacinação, curativos, entre outros.
Pronto Atendimento Ponte São João
O novo PA, localizado no andar debaixo, sob gestão do Hospital São Vicente (HSV), nos primeiros 30 dias, foram contabilizados 9.396 atendimentos, sendo 6.352 em clínica médica, 2.859 em pediatria, 140 em ortopedia e 54 em enfermagem. A clínica médica registrou aumento de 60% na procura, enquanto a pediatria, 68%.
O complexo da Ponte São João recebeu investimentos de cerca de R$ 15,1 milhões. Os dois pavimentos totalizam 2.774,87m² de construção.
“É o terceiro maior equipamento de saúde da cidade e estamos garantindo, próximo da casa das pessoas, atendimento comprovadamente eficiente e resolutivo, tanto na Atenção Básica como na Urgência e Emergência. Isso é um diferencial de Jundiaí”, destaca o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.