
Jundiaí teve um salto superior a 15% no total de habitantes, na última década. Os dados atualizados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesta semana, e apontam uma população de 426.935 pessoas. Em 2010, a cidade contava com 370.126 moradores.
Apesar do crescimento populacional, o município não teve prejuízo em estatísticas consideradas essenciais para a qualidade de vida, como a baixa mortalidade infantil (7,32 óbitos por mil nascidos vivos), um PIB per capita de R$ 105,1 mil, 4º IDH do Estado, 7ª economia do Estado; 17ª do Brasil.
[tdj-leia-tambem]
“Isso não quer dizer que não temos problemas, pelo contrário. A diferença é que nós temos um plano para enfrentar tudo isso. E este é o melhor plano que pudemos conceder, visto tudo o que passamos por conta da pandemia”, destacou José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças e responsável pela condução de todo o processo do Plano Plurianual (PPA) – documento que define o planejamento do município e as ações para os próximos quatro anos (2022 a 2025).
Junto com o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), ele esteve na Câmara Municipal para a entrega do Plano e destacou o planejamento e os investimentos feitos nos últimos anos. “É um documento vasto, que mostra o direcionamento de Jundiaí para os próximos quatro anos. Ele busca escolher as melhores ações voltadas às políticas públicas, sempre ouvindo a nossa população”, ressaltou.

Economia forte
Outro dado que mostra a força da cidade é na economia: 18,6% a mais de empresas instaladas em Jundiaí, mesmo tendo a pandemia assolando o país. Segundo Parimoschi, o plano envolve um orçamento de R$ 13 bilhões para o todo o período. O documento será analisado pelos vereadores, agora, e deve ser votado até o final deste ano.
O gestor lembrou da pesquisa que foi feita com pelo menos mil pessoas que moram em Jundiaí, para tratar das ações do PPA. “Tivemos as vozes de inúmeros segmentos, dos conselhos municipais, servidores, da assistência social, até por conta da crise sanitária que atravessamos. Temos recursos novos e adicionais nesta área para os próximos anos, aqui no Plano”.

Ele se mostrou empolgado, também, com o uso da internet para ouvir as pessoas na cidade – por conta da pandemia, as audiências têm sido feitas apenas de maneira virtual. “São muitos desafios, mas devemos olhar para este documento e buscar a Jundiaí mais empreendedora, acolhedora, mais eficiente em todos os sentidos. Exercício de planejamento robusto, com 3,8 mil pessoas participando da audiência pela rede social. O jundiaiense está conectado e quer entender essa linha de desenvolvimento que está aqui no PPA”.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		