População jundiaiense aprova cursos gratuitos oferecidos pelo Fundo Social

Ana Rita de Moraes, 36 anos, fez parte da turma de confeitaria, curso ofertado pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí. Ela conta que decidiu se inscrever para reforçar a renda da família no final do mês.

Já Tatiane de Cássia Sunegan, 31 anos, aproveitou para transformar o desemprego em uma nova oportunidade. “Fora do trabalho há dois meses, decidi adquirir conhecimentos em outra área. Não dá para ficar parada, em casa, sem fazer nada”, contou.

No entanto, elas têm uma opinião em comum: a qualidade do curso oferecido. Ana e Tatiane destaca a estrutura completa, conteúdo aplicado e professores da capacitação.

Assim como Confeitaria, outras capacitações ocorrem nas unidades móveis do Centro Paula Souza (CPS), por intermédio do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss).

São espaços adaptados e totalmente equipados para acolher os alunos em aulas teóricas e práticas. Segundo Vanessa Machado, presidente do Funss, a parceria permitiu a abertura de mais de 100 vagas gratuitas.

“Aqui, os alunos aprendem técnicas importantes, que facilitam a produção e enriquecem o trabalho final. Eles saem prontos para reforçar a renda da família ou buscar uma oportunidade no mercado de trabalho”, contou a professora Kelly Hidalgo.

Balanço

Em 2019, o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí bateu recorde em vagas disponibilizadas, gratuitamente, para a população. No total, foram 10.886 oportunidades em cursos de qualificação, workshops gastronômicos e oficinas de artesanato.

O número supera os anos anteriores: em 2018, o Funss disponibilizou 5.172 vagas gratuitas. Já em 2017, foram ofertadas 2.106 vagas gratuitas.

Das vagas ofertadas, no ano passado, 2.478 foram direcionadas aos bairros mais afastados da região central em um projeto de descentralização de cursos.

[tdj-leia-tambem]