Francisco e sua tutora
Foto: Arquivo pessoal

Trocando o chiqueiro pela vida confortável de um lar com cama e brinquedos, Francisco, um porco carinhosamente tratado como membro da família, é o novo queridinho das redes sociais. A história acontece em Jundiaí e ganhou destaque nacional graças aos vídeos criados por sua tutora, a jornalista e autora infantil Sileimã Pinheiro, de 37 anos.

Com mais de 20 milhões de visualizações somadas e mais de 1,5 milhão de seguidores entre TikTok e Instagram, o pet atrai uma legião de fãs apelidados de “oinkmigos”.

“Somos natural de Patos de Minas (MG) e meu marido é de Jundiaí. Me mudei para cá com o Francisco há quatro anos, quando nos casamos, mas já vinha aos finais de semana passear e trazia o Francisco comigo”, conta Sileimã, em entrevista para o Tribuna de Jundiaí.

“Eu brincava que ele seria o porco mais famoso do Brasil; e não é que ele ficou mesmo? Gigante no tamanho e na fama!”

Cuidar de um porco é diferente e exige muito

Ter um porquinho como pet envolve muito mais do que carinho. Para garantir saúde e bem-estar, Francisco já passou quatro vezes pelo Spa Pigs Capital, em Mairinque (SP), onde recebe tratamentos especiais como cuidado com cascos e presas, exames, vacinas e dietas balanceadas.

“Muda absolutamente tudo. Existem leis que proíbem a criação de suínos em áreas urbanas. Conheço apenas duas veterinárias especializadas em mini pigs no Brasil, e ambas estão aqui na região. Nas faculdades, não há uma disciplina dedicada à saúde do suíno a longo prazo, apenas matérias voltadas para a preparação do animal para o abate.”

Além disso, Sileimã alerta para a responsabilidade:

“Eles podem viver até 20 anos. E durante todo esse tempo, vão precisar de cuidados diários: alimentação adequada, acompanhamento veterinário. O custo é comparável ao de um animal de grande porte e atleta.”

Sileimã e Francisco
Foto: Arquivo Pessoal

Uma experiência transformadora

A convivência com Francisco transformou completamente a vida de Sileimã. A tutora afirma que o porquinho foi seu primeiro grande passo rumo à maternidade.

“Até a chegada dele, eu nunca tinha assumido a responsabilidade de cuidar de outro ser. Ele me ensinou a fazer inúmeras renúncias pelo bem-estar dele. Mudei de casa cinco vezes, mudei a rota da minha vida, minha carreira profissional. Afinal, ser mãe é colocar a vida do outro em primeiro lugar. Hoje tenho duas bebês humanas que só vieram reforçar esse aprendizado.”

Do vegetarianismo ao veganismo completo

Francisco também teve papel fundamental em uma mudança mais profunda no estilo de vida da tutora, levando-a a adotar o veganismo em todos os aspectos.

“Eu era vegetariana desde criança, mas quando ele chegou, mudou completamente meu estilo de vida, especialmente em relação a roupas, bolsas, sapatos e cosméticos. Ele me mostrou que muitas das minhas escolhas ainda carregavam sofrimento animal, e que eu podia fazer muito mais por eles através das minhas decisões diárias e pessoais. Foi assim que me tornei uma vegana de verdade.”

Conscientização através do afeto

Mesmo sem abordar o veganismo diretamente nos vídeos, a criadora acredita que Francisco tem sensibilizado milhares de pessoas.

“Sim, e recebemos muitos depoimentos que confirmam isso. Eu mostro que aquilo que muitos ainda enxergam apenas como alimento é, na verdade, um ser inteligente; inclusive, o quarto animal mais inteligente do mundo (os cães estão em 12º). Sensível, adorável, complexo, meigo, às vezes impaciente, alguém que merece respeito e empatia por parte dos humanos.”

Sileimã e Francisco
Foto: Arquivo Pessoal

Livros, vídeos e projetos para o futuro

O sucesso de Francisco vai além das redes sociais. A história do porquinho já virou personagem em três contos infantis e deve ganhar novas versões em breve.

“O foco agora são os vídeos e os livros do Francisco. Já lancei três contos veganos para crianças, e ele é o personagem principal. Estou trabalhando em um grande projeto literário que traz muitos fatos e curiosidades sobre os suínos, além de contar, de forma mais profunda, a história do Francisco e toda a transformação que ele tem gerado.”

Com os planos a médio prazo voltados à família, Sileimã sonha com novos caminhos de impacto social:

“E no futuro, não muito distante, quando as crianças estiverem maiores, pretendo dedicar tempo a um sonho e projeto voltado para o bem-estar de muitos outros animais, se Deus quiser.”

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]