Bloco de rua
Bloco Afro Kekerê foi realizado na Avenida União dos Ferroviários (Foto: Artur Henrique - Imagens Aéreas)

O Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ) encerra o primeiro final de semana de Carnaval com saldo positivo na efetividade do trabalho.

Com poucas ocorrências registradas nos três dias de festa, o pré-Carnaval mobilizou 36 mil pessoas pelas ruas e avenidas de Jundiaí e tudo foi monitorado em tempo real pelo agentes.

No domingo (16), com a passagem dos blocos Afro Kekerê e Basta Vir e Se Divertir, foram contabilizadas 22 mil pessoas circulando pelo eventos. Já no sábado (15), 3 mil foliões passaram pelo Bloco da Maravilha e outras 11 mil abriram o período, na sexta-feira (14), no Bloco Chupa que é de Uva.

O CICCJ permanece em ação durante todo o período de Carnaval no município e, segundo o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, neste ano, a corporação adotou novas medidas, como tapumes para evitar invasão em outras vias, limpeza com lavagem e varrição e restabelecimento do fluxo.

Considerado efetivo na prevenção de ocorrências em diversos eventos públicos, o Centro Integrado tem infraestrutura montada na Sala de Situação do Paço Municipal e monitora as vias por meio de câmeras e “in loco”.

Segundo o assessor especial para Assuntos de Segurança Pública, Aloysio Queiroz, no domingo, foram realizadas 5 apreensões, sendo duas envolvendo menores.

As ocorrências foram divididas entre comércio ilegal de bebidas (três) e duas de apreensão de substância tóxica (lança-perfume). Durante todo o final de semana, foram registradas 22 ocorrências sem gravidade, com envolvimento de menores em 13 delas.

[tdj-leia-tambem]