Prefeito de Jundiaí em reunião online
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na tarde desta quarta-feira (4), o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, apresentou as iniciativas do programa Cidade das Crianças da gestão municipal, no evento nacional do Mês da Primeira Infância. Participaram do encontro representantes de prefeituras, conselhos municipais e de diretorias de Assistência e Desenvolvimento Social de mais de 50 Municípios, de 15 Estados do Brasil.

Luiz Fernando mostrou os indicadores e iniciativas da cidade para a infância, como a instituição do Comitê das Crianças, a criação de um capítulo específico sobre a Infância no Plano Diretor e a participação de Jundiaí na Rede Latino-americana Cidade das Crianças, Urban95 e Rede Nacional da Primeira Infância.

“O que nos norteia na Prefeitura a pensar Jundiaí para as crianças é a máxima de que uma cidade que é boa para elas é boa para todo mundo. E quando eu digo que 100% do orçamento é dedicado a elas é porque as ações da Prefeitura são pensadas de modo intersetorial”, explicou o prefeito. “Não tratamos de volta às aulas só com a Educação, mas envolvemos também Mobilidade e Transporte para organizar as linhas de ônibus que atendem a unidade escolar e organizar a parada dos carros e vans. Envolvemos a Cultura e Esporte para pensar em atividades culturais e esportivas. Também chamamos para o diálogo a Guarda Municipal, que faz a ronda no entorno”, exemplificou.

O encontro foi uma realização da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), da Coordenadoria de Desenvolvimento Social (CDS) e da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (EDESP), em parceria com a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI) do Ministério da Cidadania.

[tdj-leia-tambem]

Cidade modelo

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e coordenadora municipal do Criança Feliz, Cássia Carpi do Prado, compartilhou dados sobre o programa em Jundiaí.

“Nesta semana, Jundiaí alcançou e ultrapassou a meta de famílias do programa, que tem como eixos estruturantes as visitações domiciliares e a intersetorialidade pelo estímulo cognitivo global. Chegamos a 519 crianças visitadas, em todos os seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras), com avaliações e relatos muito positivos. São números e indicadores que nos alegram e que demonstram o caminho para a erradicação da pobreza.”

Programa Criança Feliz tem como eixos a intersetorialidade e as visitas domiciliares (foto tirada antes da pandemia)

Paola Paestrello, coordenadora estadual do programa Criança Feliz da SEDS, explicou por que Jundiaí foi convidada. “A política para a Infância é a mãe de todas as políticas públicas. Garantir os direitos das crianças e de suas famílias exige gestão intersetorial e priorização na agenda e no orçamento. E é esse o exemplo que encontramos em Jundiaí e queremos que ele sirva de inspiração para outros Municípios. É o sonho de qualquer criança crescer e se desenvolver em um lugar como Jundiaí.