
O prefeito Ivo Gomes e técnicos da Prefeitura de Sobral, no Ceará, estiveram nesta sexta-feira (19) em Jundiaí, para conhecer as políticas públicas voltadas para a infância implantadas na cidade. A comitiva foi recebida pelo prefeito Luiz Fernando Machado, no Paço Municipal, e depois conheceu espaços públicos como o Mundo das Crianças e a futura Fábrica das Infâncias Japy, onde será a sede do Comitê das Crianças.
“Mais uma vez, Jundiaí é exemplo para um importante município brasileiro, que é Sobral. Poder mostrar nossas experiências positivas e ajudar na transformação das crianças de outras cidades é, para nós, muito satisfatório, com o reconhecimento de que estamos no caminho certo”, observou o prefeito Luiz Fernando. “Somos hoje a Cidade das Crianças, onde a política pública é pensada desde o pré-natal e depois na primeira infância, com investimentos importantes nas mais diferentes áreas, como Saúde, Educação e Assistência Social.”
“Jundiaí é referência em muitas áreas, mas, hoje, nossa vinda para cá está relacionada especialmente à experiência de vocês com as crianças”, declarou Ivo Gomes. Assim como Jundiaí, Sobral faz parte da Urban95, uma iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. “Foi a própria coordenação da Urban95 que nos indicou Jundiaí”, revelou Ivo.
[tdj-leia-tambem]
Aos visitantes, foram apresentadas as políticas voltadas à infância, como o programa Cidade das Crianças, que foi incluído no Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, e a criação do Comitê das Crianças, formado por 24 crianças de todas as cidades e que tem caráter deliberativo. “Em Jundiaí a criança tem voz, participa das transformações de nossa sociedade”, disse o gestor de Cultura Marcelo Peroni, um dos articuladores da Prefeitura para os temas relacionados à infância. “Sabemos que quanto mais se investe na primeira infância, mais economia e benefícios se colhe no futuro.”