
Nesta sexta-feira (1º), o prefeito Luiz Fernando Machado e mais 19 vereadores tomam posse para a gestão 2021-2024 em Jundiaí.
O prefeito e os vereadores foram eleitos no dia 15 de novembro. A maior bancada da Câmara Municipal da cidade será do PL, com seis representantes.
A função do prefeito é decidir para quais pastas irão os recursos repassados do estado ou do governo federal para o município. Além disso, também deve administrar a arrecadação de impostos, como ISS e IPTU. O prefeito também é responsável pelas políticas das áreas de saúde, educação, transporte público, moradia e saneamento básico. Dessa forma, conta com o serviço dos secretários nomeados.
Já os vereadores representam os cidadãos no Legislativo Municipal, sendo responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. Além disso, têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo. Também analisam a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é o que estabelece as despesas do próximo ano na cidade.
Cerca de 423.006 moradores serão representados pelos vereadores eleitos em 2020. De acordo com a última medição do IBGE, de 2010, Jundiaí tem um PIB de R$ 41.227.952.947 e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,822.
Confira a lista dos vereadores eleitos em Jundiaí:
- Pastor Roberto Conde (Republicanos)
- Marcelo Gastaldo (PTB)
- Douglas Medeiros (PSDB)
- Faouaz Taha (PSDB)
- Paulo Sergio Delegado (PSDB)
- Madson Henrique (PSC)
- Val Freitas (PSC)
- Marcio Cabeleireiro (PP)
- Edicarlos Vieira Vetor Oeste (PP)
- Cristiano Lopes (PP)
- Romildo Antonio (PL)
- Dika Xique Xique (PL)
- Quezia de Lucca (PL)
- Leandro Palmarini Bicho Legal (PL)
- Cicero da Saude (PL)
- Albino (PL)
- Daniel Lemos (DEM)
- Dr Kachan Jr Coisa Linda (DEM)
- Rogerio (DEM)
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		