Prefeitos da região de Jundiaí criam consórcio público para a destinação do lixo
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O formato do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário, antes privado, transformou-se em consórcio público. Assim, a partir de agora, é o Consórcio Intermunicipal de Ações Ambientais (Cias). Na manhã desta quinta-feira (24), prefeitos integrantes do Consórcio assinaram o acordo em reunião no Paço Municipal.

O acordo tem por objetivo inovar na gestão do trabalho, realizado há décadas, integrando Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cajamar, Vinhedo e Louveira. Dessa forma, as cidades reduzem custos e ampliam as potencialidades de cada cidade, inclusive com a possibilidade de geração de renda agregada. As seis cidades que fazem parte do Cias geram diariamente cerca de 790 toneladas de resíduos sólidos. Para o tratamento, o resíduo percorre 50 quilômetros.

De acordo com o Prefeito Luiz Fernando Machado, as cidades criaram o consórcio para o cuidado com os resíduos sólidos gerado pelas cidades. “Com a mudança para consórcio público e a partir do passivo que é gerado com o lixo, podemos avançar com mais oportunidades para os municípios integrantes, podendo ampliar a atuação para mais cidades e novas frentes de atuação”, comentou.

Participaram do encontro, além do prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antônio Parimoschi; o prefeito de Várzea Paulista, Rodolfo Braga; o prefeito de Louveira, Estanislau Steck; o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco de Morais; Neive Luiz Nogueiro, secretário de Meio Ambiente de Campo Limpo Paulista; Cristiane Haidar Silva Panizza, secretaria de Administração de Vinhedo; Fernando Jordeli Feliti, representante de Cajamar; o diretor executivo do Cias, Hélio Carletti Frigeri; gerente administrativo da Cias, Lucialdo Raul Chaves; e a supervisora administrativa da Cias, Michele Camila Chinelatto.

[tdj-leia-tambem]