
O presente de aniversário pelos 365 anos de Jundiaí foi entregue hoje pelo prefeito Luiz Fernando Machado, nesta terça-feira (14): a maior unidade da Escola Inovadora da cidade!
A EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas conta com 4,7 mil m², com três pavimentos, laboratórios, anfiteatro, biblioteca, 20 amplas salas de aula, quadra coberta, elevador e acessibilidade em todas as dependências. Além disso, a unidade é sustentável. Essa é a primeira escola que conta com dispositivos como energia fotovoltaica, reuso da água de chuva para a limpeza de áreas externas e aquecimento solar.
De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o investimento destinado à EMEB foi de R$ 12 milhões. “A entrega da EMEB Candelário é um sonho realizado, a concretização de um trabalho iniciado pelo apontamento das próprias crianças e dos funcionários que perceberam a necessidade de demolir a antiga escola, muito deteriorada, para a construção de uma nova, mais moderna, que nossa população merece”, destacou Luiz Fernando.
“No aniversário de 365 anos de Jundiaí, a cidade ganha uma escola modelo. Literalmente uma Escola Inovadora! A EMEB Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia, foi pensada junto com os alunos, familiares e educadores. O pedido por iniciativas sustentáveis foi atendido, com a instalação de painéis fotovoltaicos para a geração de energia elétrica e a captação da água da chuva para reutilização. Também partiu dos alunos o pedido por uma quadra poliesportiva coberta”, comenta o vice-prefeito, Gustavo Martinelli.
Tecnologia em todos os cantos
A tecnologia incluída na unidade escolar é outro diferencial. Ao invés da tradicional chamada feita pelos professores, os alunos marcam presença na escola com catracas eletrônicas, com reconhecimento facial.
“O Programa Escola Inovadora tem promovido não apenas uma transformação nos espaços físicos das nossas escolas, mas também trazendo importantes reforços na educação de nossos alunos. Estamos olhando para o futuro, para a base de nossa sociedade, e se hoje podemos dizer que somos uma Cidade das Crianças é porque nossa gestão acredita na Educação e nas oportunidades que ela traz”, declara Luiz Fernando.
A Escola Inovadora também possui um “espaço maker”, com equipamentos como: bancadas com ferramentas manuais, máquina de corte a laser, plotter de vinil e impressoras 3D. A robótica também estará presente com ações para crianças a partir da Educação Infantil II, além de Wi-Fi gratuito em toda a escola.
“São 4.700 metros quadrados planejados para oferecer educação de qualidade, em ambiente que estimule o pleno desenvolvimento dos mais de 1200 alunos. Quando fui vereador, presidente da Câmara Municipal, aprovamos os recursos para a construção da EMEB Candelário, e hoje como vice prefeito é uma alegria podemos entregar uma escola moderna e completa para nossas crianças”, explica Martinelli.
Escola Inovadora e Bilíngue
O Programa Escola Inovadora atua principalmente com uma concepção de ensino pluricultural. Assim, além das 2 horas de aula de Língua Inglesa que a rede municipal já oferece, a EMEB Candelário contará com o Programa Bilíngue, a partir de 2022. Os estudantes passarão a ter mais 3 horas de aulas de inglês, somando 5 horas semanais de imersão completa na linguagem.
“O programa Escola Inovadora possui três eixos: a melhora da ambiência, a capacitação contínua de nossos educadores e a qualidade do ensino”, explica a gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques.
Investimento em educação
Só esse ano a Prefeitura de Jundiaí entregou cinco EMEBs da Escola Inovadora: Wilma Nalin Fávaro (Santa Gertrudes), Reynaldo Montalvão Basile (Tarumã), Amélia Lima Lopes (Vila Esperança), Mercedes Basile (Santa Gertrudes), Judith de Almeida Curado Arruda (Cidade Nova).
Além disso, estão em obras as EMEBS Prof. Anézio de Oliveira (Vila Marlene), Abigahil Alves Feu Borim (Eloy Chaves), Brigida Gatto Rodrigues. Esses projetos somam mais de R$ 16 milhões de investimentos em educação.
[tdj-leia-tambem]
 
					

 
			
		 
			
		


 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		