febre maculosa época de cuidados
Febre maculosa - clima seco favorece ciclo reprodutivo dos carrapatos

A Prefeitura de Jundiaí confirmou nesta quarta-feira (14) que a cidade registrou dois casos positivos de febre maculosa neste ano, sendo uma morte e um paciente ainda em recuperação. No total, foram nove notificações.

O paciente que morreu era um homem de 49 anos que foi internado em um hospital público da cidade ao apresentar febre, dor de cabeça, dor muscular, náuseas, vômitos e pele amarelada.

O óbito foi registrado no dia 20 de setembro, mas a doença só foi confirmada na última sexta-feira (9). De acordo com a prefeitura, o local provável de infecção do homem é o bairro Terra Nova.

Segundo caso

O segundo caso positivo, confirmado na última quarta-feira (7), é de um menino de três anos, que provavelmente se infectou no bairro Vista Alegre e continua internado. A criança teve sintomas como febre, manchas vermelhas na pele, diarreia, olhos vermelhos e fraqueza.

Por conta disso, está sendo realizada uma ação de orientação para os moradores no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da região do Vista Alegre nesta quarta-feira (14), em vários horários. Ainda segundo a prefeitura, não há possibilidade de epidemia na cidade, apenas casos isolados.

[tdj-leia-tambem]

Anos anteriores

No ano passado, foram registradas 42 notificações de febre maculosa na cidade, com duas confirmações nos bairros Eloy Chaves e Vista Alegre – este segundo paciente acabou morrendo.

Em 2018, Jundiaí também contabilizou dois casos da doença, sendo um no Jardim Copacabana e o segundo com o bairro de contaminação indeterminado.

Com informações do G1.