A equipe de Saúde da Prefeitura de Itapira, interior de SP, visitou o programa SUS COM VC, da Unidade de Gestão de Promoção (UGPS). A iniciativa, criada em Jundiaí em julho de 2017, tem por objetivo a redução da judicialização por medicações. Além disso, busca acelerar o atendimento aos pacientes a partir da carteira medicamentosa disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O SUS Com V.C. promoveu a pactuação de ações para o atendimento rápido à população, a partir das ofertas de medicações já existentes no Município, Estado ou Federação”, comenta Tarsila do Amaral, diretora de Cidadania, da Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos (UGNJC) e uma das criadoras do sistema. “Conseguimos reduzir 42% no número de novas ações somente no primeiro ano de aplicação, mantendo o atendimento pleno à população.”

[tdj-leia-tambem]

De acordo com dados da coordenadora do programa, até outubro de 2022, 1.937 pessoas receberam medicação judicializada na cidade. Em 2015, a judicialização respondia por 67% das demandas e atendimentos. Em 2021 o percentual caiu para 48%.

O SUS COM VC, aliado a outras estratégias de organização, é uma das ferramentas de enfrentamento que Jundiaí adotou. Assim, o projeto se mostrou ser uma ferramenta exitosa para a prevenção e o enfretamento da Judicialização da Saúde.

“Vemos com otimismo a adoção de processos de orientação e mediação sanitária a partir da adoção do Método Apoio como Estratégia de Gestão para prevenção e enfrentamento da Judicialização da Saúde nos municípios”, argumenta Tarsila.