
Nesta terça-feira (29), a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) reforçou a equipe da Operação Noites Frias para abordar e oferecer acolhimento às pessoas em situação de rua em Jundiaí. A previsão foi de que o dia 29 teve a madrugada mais fria do ano até agora, com o registro de 4,6° C às 6h.
Neste período mais crítico, quatro equipes atuam para a cobertura da operação, sendo três do Centro Pop e uma do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). Desde o início da operação, foram realizadas 22 “Noites Frias”, que resultaram em 1.692 acolhimentos, de 592 pessoas diferentes.
De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, nesta terça-feira foram entregues 101 cobertas, 40 gorros, 60 pares de meias e 96 garrafas de água. Dos cidadãos abordados, 68 aceitaram ser encaminhadas para abrigos contra o frio. Durante as noites de operação, o serviço de busca – que já é realizado diariamente pelas equipes do Centro Pop e do SEAS – tem reforço de duas equipes, com servidores da UGADS para aumentar as abordagens pelos locais com maior concentração, entre as 18h e 22h.
Além disso, por causa da pandemia, esse ano a operação ainda se equipa com as medidas sanitárias e o distanciamento indicados pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC). Junto ao acolhimento, as equipes trabalham no referenciamento dos usuários, em seu plano de saída das ruas e no recâmbio de usuários para a sua cidade de origem. Desde o começo do ano, foram realizados mais de 600 recâmbios, com pagamento de passagem de ônibus ou metroviária.
No caso de você se deparar com pessoas em situação de rua, é possível entrar em contato com a equipe de abordagem social no telefone (11) 98531-0146 e, após as 22h, pode ligar no 153, para a Guarda Municipal de Jundiaí.
[tdj-leia-tambem]