
Com a meta de disponibilizar o acesso gratuito de internet à população em todos os prédios públicos, a Prefeitura de Jundiaí, entre janeiro de 2017 e julho de 2019, ampliou em 90% os pontos de acesso, passando de 30 para 57. Na comparação com outras cidades brasileiras, Jundiaí também está na entre as pioneiras.
Com um ponto de wifi para cada 7 mil habitantes, a Terra da Uva ultrapassa a cidade de São Paulo, que dispõe de 1 ponto para cada 120 mil habitantes. Agora, a meta da Prefeitura de Jundiaí é chegar ao ano de 2020 com todos os prédios públicos com acesso pelo sistema wifi Conect@do com a implantação da Infovia Digital, da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun).
Somente entre janeiro de 2017 e julho de 2019, a cidade ampliou em 90% a quantidade de pontos wifi para a população.
“Passamos de 30 para 57 pontos disponíveis gratuitamente para o uso dos munícipes. Com a facilidade que os dispositivos móveis oferecem – via aplicativos e informações -, o acesso gratuito é uma necessidade que vem sendo atendida prontamente pela gestão, que tem como objetivo ser uma administração digital. A oferta de sinal wi-fi democratiza o acesso para a população”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
De acordo com levantamento da Cijun, somente no primeiro semestre de 2019, 217.836 pessoas acessaram aplicativos pelo wi-fi Conect@do disponível na cidade. Além do crescimento em números, a qualidade também foi melhorada, com a implantação de fibra ótica. A cidade está investindo R$ 10 milhões para a modernização da rede de fibra ótica a partir do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
LEIA MAIS
Após 102 dias internada, bebê recebe alta com festa no HU de Jundiaí
Várzea Paulista ganhará cinema ainda neste ano
“Nossa cobertura é muito maior e mais eficaz que a apresentada em outras cidades. Isso está alinhado com a proposta do governo do prefeito Luiz Fernando Machado, de ter uma cidade totalmente digital. Além dos prédios públicos, Jundiaí tem wi-fi em bairros como Jardim Fepasa e Jardim São Camilo. Nesses locais levamos não só internet, mas levamos oportunidade”, acredita o presidente da Cijun, Amauri Marquezi.
“Eu uso esta rede de wi-fi gratuita desde quando cursava Inglês no Centro de Línguas e das vezes que frequento a Biblioteca. É uma facilidade importante, pois, além de ser gratuita tem qualidade garantida, superior aos dados móveis do celular. Estar conectado é importante, pois atualmente o mundo é e está na internet”, conta Selma de Souza tem 57 anos, moradora na Vila Nambi. A cuidadora de idosos estava no complexo Argos em workshop sobre fotografia da TVTEC, e aproveitou o Conect@do para aprimorar o aprendizado.
Onde acessar
A população pode acessar o wi-fi Terminal Central, Terminal Hortolândia, Centro (praça/Polytheama/Pinacoteca), UPA Novo Horizonte, Clínica da Família, Velório Municipal, Terminal Cecap, Complexo Argos e Paço Municipal. Os últimos locais que receberam wi-fi público foram UBS Guanabara, PA Retiro, UBS Eloy Chaves, UBS Hortolândia, UBS Tamoio, UBS Jardim do Lago, UBS Agapeama, UBS Colônia, UBS Ivoturucaia e Base Ecológica.
Além de prédios públicos com cobertura de wi-fi, como unidades de saúde, escolas e ginásios esportivos, Jundiaí tem wi-fi em bairros como Jardim Fepasa e Jardim São Camilo. No mês de maio, 20 veículos do transporte urbano foram colocados em teste com a disponibilização do acesso gratuito para a internet. Todos os endereços dos pontos de acesso disponíveis podem ser conhecidos no endereço https://conectado.jundiai.sp.gov.br/.